Notícia
Telecom Itália tem prejuízo de 1,6 mil milhões com reavaliação de activos
A maior operadora de telecomunicações de Itália viu os resultados de 2012 sofrerem um impacto negativo de quatro mil milhões de euros, devido a imparidades no valor a que estão contabilizadas unidades de negócio que adquiriu no passado.
A Telecom Italia (TI) teve prejuízos de 1,6 milhões de euros em 2012, reduzindo os prejuízos de 4,8 mil milhões de euros que registou em 2011, segundo divulgou em comunicado citado pela agência Bloomberg.
O resultado negativo deste ano deve-se ao registo de imparidades no “goodwill” da Olivetti, que adquiriu em 1999, e de interesses minoritários na Telecom Italia Mobile adquiridos em 2005. No acumulado, as imparidades ascenderam a quatro mil milhões de euros.
A analista Oriana Cardani, da Centrobanca, antecipava que a diferença entre o valor contabilístico e o valor de compra (“goodwill”) das empresas detidas pela Telecom Itália sofresse imparidades de dois a três mil milhões de euros.
As revisões em baixa “foram necessárias pelas tensões recessivas persistentes e o ambiente macroeconómico desafiante”, sendo que “não comprometem a estratégia de redução de dívida da empresa”, disse o presidente do conselho de administração da TI, em comunicado, citado pela Bloomberg.