Notícia
Tejo Energia fecha financiamento de 600 milhões de euros
A Tejo Energia, sociedade que gere a Central do Pego, fechou acordo com um sindicato bancário para realizar o refinanciamento da dívida do projecto. A operação em causa, revelou hoje o administrador-delegado da empresa, Paulo almirante, ascende a 600 milh
A Tejo Energia, sociedade que gere a Central do Pego, fechou acordo com um sindicato bancário para realizar o refinanciamento da dívida do projecto. A operação em causa, revelou hoje o administrador-delegado da empresa, Paulo almirante, ascende a 600 milhões de euros.
Entre os bancos escolhidos para fazer esta colocação no mercado internacional estão o Banco Espírito Santo Santo, a Caixa Geral de Depósitos, a Caja Madrid e o Royal Bank of Scotland.
Parte deste refinanciamento vai ser utilizado para apoiar o investimento de 170 milhões de euros na reconversão ambiental da central de carvão do Pego, que foi hoje apresentado.
Este projecto, que já está em fase de desenvolvimento, garante 50% de incorporação nacional, designadamente através da participação da Alstom Portugal no consórcio que vai fornecer a tecnologia.
Estima-se ainda encomendas às empresas regionais na ordem dos 10 milhões de euros, anunciou Paulo Almirante.
O projecto visa essencialmente a redução das emissões de enxofre com vista ao cumprimento de directivas comunitárias a partir de 2008.
A Tejo Energia, cujo capital está distribuído pela International Power (50%), Endesa (38,9%) e pela EDP (11,1%), fechou 2005 com lucros de cerca de 17 milhões de euros e um volume de negócios de 230 milhões de euros.
A Central do Pego tem capacidade para fornecer até 10% da energia eléctrica consumida em Portugal.