Notícia
Teixeira Pinto vai substituir Jardim Gonçalves como presidente do BCP (act)
Paulo Teixeira Pinto vai substituir Jorge Jardim Gonçalves como presidente do Conselho de Administração do Banco Comercial Português. O ainda líder do BCP vai abandonar funções executivas no banco a 14 de Março, depois de ter sido até agora o único presid
Paulo Teixeira Pinto vai substituir Jorge Jardim Gonçalves como presidente do Conselho de Administração do Banco Comercial Português. O ainda líder do BCP vai abandonar funções executivas no banco a 14 de Março, depois de ter sido até agora o único presidente da maior instituição financeira privada de Portugal
Num comunicado «surpresa», no dia em que apresentou os resultados líquidos de 2004, o BCP diz que Jardim Gonçalves decidiu abandonar as funções executivas que desempenhava como presidente do banco.
Jardim Gonçalves vai ser substituído por Paulo Teixeira Pinto, quadro do BCP desde 1995 e actualmente é director geral, secretário geral, secretário da sociedade do BCP.
«Perante a intenção de cessar funções executivas manifestada pelo seu Presidente, entenderam todos os membros do Conselho de Administração ser adequado submeter também aos Accionistas, na mesma assembleia geral, a eleição de todo o órgão de administração para novo mandato, o que recebeu o apoio e adesão dos demais membros dos órgãos sociais», refere o comunicado.
O mesmo adianta que a proposta a submeter à Assembleia Geral de 14 de Março, efectuada por todos os membros do Conselho de Administração, e que recebeu o apoio e adesão dos demais membros dos órgãos sociais, é que Paulo Teixeira Pinto seja designado presidente do novo Conselho de Administração.
«A proposta de recomposição do Conselho de Administração, bem como o facto do Sr. Eng. Jorge Jardim Gonçalves se manter ligado, embora em funções de natureza distinta das actuais, à vida do Banco Comercial Português - a que preside desde a sua fundação, conduzindo-o à actual posição de maior grupo financeiro privado do país - asseguram coerência e sequência no desenvolvimento estratégico que o Banco Comercial Português vem prosseguindo, numa linha de fortalecimento como instituição financeira de referência nos mercados em que opera, orientada para criação de valor para os Accionistas», refere o mesmo documento.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do BCP vai propor ainda à Assembleia Geral que Jardim Gonçalves integre a lista de membros do Conselho Superior do Banco Comercial Português como presidente.
Paulo Teixeira Pinto é alto quadro do Banco Comercial Português desde 1995 e vem desempenhando no Grupo diversas funções de grande relevo funcional e institucional, sendo desde 2000 Director Geral, Secretário Geral e Secretário da Sociedade, participando, nestas qualidades, nas reuniões do Conselho Superior e do Conselho de Administração.
Jardim Gonçalves há 20 anos à frente do BCP
Este anúncio surpresa foi feito no dia em que o banco anunciou que os lucros do exercício de 2004 ascenderam a 513 milhões de euros em 2004, mais 17,2% que no ano anterior e superando as previsões dos analistas. Jardim Gonçalves liderou os destinos do banco desde a sua fundação.
O BCP, que é actualmente o maior banco privado português, foi fundado em 1985, tendo a primeira agência da instituição financeira aberto ao público em 1986. No ano seguinte o banco admitiu as suas acções à cotação na Bolsa de Lisboa.
Hoje, o BCP, com activos no valor de 71,6 mil milhões de euros, tem 12.487 colaboradores e uma capitalização bolsista de 6,64 mil milhões de euros. Os lucros de 2004 ascenderam a 513 milhões de euros, contra os 33 milhões de euros registados em 1988 e os 101,95 milhões de euros de 1995.