Notícia
TaxiMotions quer encontrar "o melhor táxi que esteja perto de si"
A TaxiMotions quer explorar a falta de "interfaces de relacionamento entre os passageiros e os operadores de transporte".
A TaxiMotions é a "Startup Em Destaque" desta semana. Em baixo as respostas da empresa (enviadas por escrito) a questões colocadas pelo Negócios sobre a actividade da companhia.
O que é a TaxiMotions, o que faz, onde e como nasceu?
O fundador da TaxiMotions, Bernardo Alves, teve a ideia de explorar esta oportunidade de negócio como resultado da sua actividade de consultoria em grandes empresas.
Verificou que o transporte público não é cómodo de usar e não é flexível (na frequência, no percurso, na bilhética e na integração tarifária).
Os táxis não aproveitam todas as oportunidades de negócio que lhe são colocadas, porque apesar de terem alguma flexibilidade, muitas das vezes não têm a qualidade desejada e não têm diversidade de soluções de pagamento. Faltam interfaces de relacionamento entre os passageiros e os operadores de transporte.
A TaxiMotions nasceu, assim, para desenvolver ferramentas de base tecnológica para o sector dos táxis, que permitam promover serviços de transporte flexível e de reconhecida qualidade.
Actualmente, através de uma aplicação para iPhone ou Android, o passageiro já pode encontrar o melhor táxi que esteja perto de si. Terá a certeza de obter um serviço de confiança, prestado pelo melhor profissional, com tanta ou mais comodidade que o transporte particular.
Para chegar onde está hoje, o conceito da TaxiMotions começou a ser trabalhado num programa de incubação Beta-Start (promovido pela Beta-i).
Quais são os principais indicadores financeiros da empresa e metas a atingir?
Resultados Em fase de arranque, ainda sem lucros. As receitas resultam de uma comissão cobrada ao táxi por cada serviço prestado.
Nº trabalhadores 2 trabalhadores a tempo inteiro.
Estrutura accionista Fundadores e um investidor minoritário.
Capital angariado 40 mil euros
Capital necessário 250 mil euros
Metas de resultados futuros EBITDA de 1 milhão de euros no quarto ano da operação em Portugal
Quais são os factores diferenciadores da empresa?
O principal factor de diferenciação da TaxiMotions é o de incorporar o factor qualidade nos critérios de atribuição de um serviço ao táxi.
A TaxiMotions está a dotar os táxis com melhores ferramentas de gestão e a recompensar os melhores profissionais pela sua qualidade e diferenciação.
Para este efeito, os táxis não assumem qualquer custo fixo, pagando apenas uma comissão por cada serviço que lhe seja entregue através da aplicação mobile.
Do lado dos passageiros, a TaxiMotions está a aumentar a qualidade, a segurança e o controlo completo dos serviços utilizados, através de um backoffice em tempo real. Para melhorar a experiência do passageiro e a sua comodidade, serão introduzidos pagamentos electrónicos e a possibilidade de customização dos serviços.
Mercados onde está presente
Neste momento estamos a arrancar em Lisboa. Seguidamente, expandiremos a todo o território nacional para, posteriormente, iniciar a internacionalização.
Quais são os objectivos para o futuro?
A TaxiMotions pretende mudar radicalmente a experiência que os passageiros têm quando se deslocam em táxi. Isto permite-nos estar em permanente evolução, porque os consumidores são sempre mais exigentes com os produtos e os serviços que lhes são disponibilizados.
Do lado da oferta, a TaxiMotions tem como objectivo alterar a forma como são organizados e geridos os serviços de táxi pelos seus profissionais.
Do ponto de vista da expansão do negócio, a TaxiMotions pretende ser líder na disponibilização de serviços de transporte flexível e de elevada qualidade. Depois de validar o produto em Portugal, pretendemos iniciar a internacionalização.