Notícia
Sonaecom já tem luz verde da CMVM para comprar acções da PT
O conselho directivo da CMVM deliberou autorizar a Sonaecom a adquirir, fora de bolsa, acções da Portugal Telecom até ao limite de 10% do capital social. O preço não pode superar os 9,5 euros por acção, acrescido do dividendo de 0,475 euros. No entanto, a
O conselho directivo da CMVM deliberou autorizar a Sonaecom a adquirir, fora de bolsa, acções da Portugal Telecom até ao limite de 10% do capital social. O preço não pode superar os 9,5 euros por acção, acrescido do dividendo de 0,475 euros. No entanto, a compra a estes preços vai inviabilizar a revisão em baixa da contrapartida da OPA.
O Conselho Directivo da CMVM deliberou, em substituição do acto de autorização deliberado em 27 de Março, autorizar a Sonaecom [SNC] a adquirir, fora de bolsa, acções da Portugal Telecom (PT) [PTC] até ao limite de 10% do capital social.
A empresa liderada por Paulo de Azevedo já tinha recebido luz verde do regulador, mas a 24 de Abril a CMVM deliberou iniciar um procedimento administrativo com vista a substituir, por um novo acto, o acto da autorização concedido à Sonaecom no dia 27 de Março.
A substituição estava relacionada com «a falta de uma segunda audição da PT após os esclarecimentos prestados pela Sonaecom».
No comunicado publicado ontem, a CMVM vem dizer que o preço de aquisição será de 9,50 por acção, acrescido do montante do dividendo a distribuir pela PT referente ao exercício de 2005. Os accionistas da PT já aprovaram um dividendos de 0,475 euros.
No entanto, se a Sonaecom proceder à compra de acções a esse preço, não poderá rever em baixa o valor da contrapartida da OPA, uma decisão que será tomada pela empresa em Julho.
«As transacções poderão ser realizadas até à data em que a negociação das acções da PT passe a ser efectuada "ex dividendo"», diz o comunicado da CVMV. As acções da PT destacam os dividendos no dia 16 de Maio.