Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonaecom anuncia aumento de 62,4% dos lucros (act.)

O resultado líquido dos primeiros seis meses de 2011 foi positivamente influenciado pela melhoria do EBITDA.

28 de Julho de 2011 às 16:48
  • 3
  • ...
Os lucros da Sonaecom subiram 62,4% no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo de 2010, ao passarem de 19,7 para 31,9 milhões de euros, anunciou a tecnológica em comunicado à CMVM.

“Este valor foi positivamente influenciado pela melhoria do EBITDA, que cresceu 7%, para os 106,5 milhões de euros neste período”, refere o documento.

Simultaneamente, “a Sonaecom registou fortes ganhos de eficiência, com os custos operacionais a reduzirem 8,6%”, acrescenta o comunicado da operadora liderada por Ângelo Paupério.

Quanto ao volume de negócios consolidado, este ascendeu a 425,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que correspondeu a uma queda de 5,5% face ao período homólogo.

“O aumento das receitas de clientes móveis e das receitas de serviços da Sonaecom Sistemas de Informação [SSI] não foi suficiente para anular totalmente as quebras motivadas pela redução das tarifas de terminação e tarifas reguladas de ‘roaming-in’ e pela quebra na venda de equipamentos explicada pelo final do programa e-iniciativas”, justifica a empresa.

Por seu lado, o capex operacional da tecnológica situou-se em 42,8 milhões de euros, menos 12,8 milhões do que nos primeiros seis meses do ano passado. “É de notar que a rigorosa de capex não compromete a qualidade da rede de acesso, que tem vindo a ser recorrentemente reconhecida pela Anacom. A diminuição de 13,7% no capex operacional do negócio fixo surge como resultado natural do posicionamento de ‘capital light’, na sequência do objectivo de equilibrar a rentabilidade do negócio fixo”, sublinha a Sonaecom.

No que diz respeito à dívida líquida, ascendeu a 295,1 milhões de euros, o que correspondeu a um aumento de 0,6% face aos 293,3 milhões do mesmo período de 2010.

Optimus atinge lucro e EBITDA recordes

A Optimus, liderada por Miguel Almeida (na foto), atingiu um lucro histórico de 33,6 milhões de euros, sublinha a empresa. Este valor correspondeu a um crescimento de 69% face aos primeiros seis meses de 2010.

A contribuir para este resultado esteve o EBITDA de 105 milhões de euros, valor nunca antes registado, o que representou um crescimento de 8,5% face ao primeiro semestre do ano passado. No trimestre, este aumento do EBITDA foi de 11,8%.

“Os resultados reflectem a estratégia adoptada há cerca de dois anos, com a Optimus a posicionar-se como o único operador integrado, presente em todos os segmentos do mercado português, focado em tecnologias móveis e com uma abordagem convergente ao mercado empresarial”, acrescenta o comunicado, referindo ainda que a base de clientes móvel da Optimus apresenta um aumento de 3,4% no final do primeiro semestre, face ao período homólogo, para 3,59 milhões de clientes.

A SSI, por seu lado, reforçou a presença global, com a WeDo Technologies a liderar o mercado.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio