Notícia
Sonae Sierra regressou aos ganhos em 2010
Depois dos prejuízos de 2009, no ano passado a empresa voltou aos lucros.
09 de Março de 2011 às 17:30
A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, registou lucros de 8,7 milhões de euros em 2010, contra uma perda de 111 milhões em 2009.
Segundo a empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira (na foto), este regresso aos ganhos foi impulsionado por um aumento de 35% do resultado directo e pelo crescimento de 68% do resultado indirecto em 2010, "consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos nossos activos, e da menor compressão das taxas de capitalização (yields)".
O EBITDA subiu 13%, atingindo os 123,4 milhões de euros, contra os 108,8 milhões apurados em 2009.
"Os resultados apurados espelham o sucesso da estratégia de internacionalização da Sonae Sierra, que encerrou o ano com um portfólio de 51 centros comerciais em operação, distribuídos por sete países, com uma Área Bruta Locável (ABL) superior a 2 milhões de m². Em 2010, os centros comerciais da Sonae Sierra receberam um total de 431 milhões de visitantes", refere o comunicado da empresa à CMVM.
Os proveitos directos dos investimentos registaram um aumento de 15 milhões de euros em relação ao ano anterior, ao passarem de 212 milhões para 227 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 7%.
Esta variação, sublinha a empresa, reflecte o aumento da carteira com a inauguração dos centros comerciais Manauara (Brasil) e Loop5 (Alemanha) ainda em 2009, da abertura do LeiriaShopping e da expansão do Parque D. Pedro (Brasil) em 2010, e ainda do crescimento orgânico dos centros, nomeadamente no Brasil, o que foi parcialmente compensado pela venda do Alexa (Berlim, Alemanha), onde a Sonae Sierra mantêm a gestão e uma participação minoritária na propriedade, e do Mediterranean Cosmos (Grécia).
A Sonae Sierra realizou também a venda do LeiriaShopping ao Sierra Portugal Fund por 92 milhões de euros.
A Taxa de Ocupação Global do portfólio aumentou 0,4%, para 96,3%, salienta o comunicado.
Segundo a empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira (na foto), este regresso aos ganhos foi impulsionado por um aumento de 35% do resultado directo e pelo crescimento de 68% do resultado indirecto em 2010, "consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos nossos activos, e da menor compressão das taxas de capitalização (yields)".
"Os resultados apurados espelham o sucesso da estratégia de internacionalização da Sonae Sierra, que encerrou o ano com um portfólio de 51 centros comerciais em operação, distribuídos por sete países, com uma Área Bruta Locável (ABL) superior a 2 milhões de m². Em 2010, os centros comerciais da Sonae Sierra receberam um total de 431 milhões de visitantes", refere o comunicado da empresa à CMVM.
Os proveitos directos dos investimentos registaram um aumento de 15 milhões de euros em relação ao ano anterior, ao passarem de 212 milhões para 227 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 7%.
Esta variação, sublinha a empresa, reflecte o aumento da carteira com a inauguração dos centros comerciais Manauara (Brasil) e Loop5 (Alemanha) ainda em 2009, da abertura do LeiriaShopping e da expansão do Parque D. Pedro (Brasil) em 2010, e ainda do crescimento orgânico dos centros, nomeadamente no Brasil, o que foi parcialmente compensado pela venda do Alexa (Berlim, Alemanha), onde a Sonae Sierra mantêm a gestão e uma participação minoritária na propriedade, e do Mediterranean Cosmos (Grécia).
A Sonae Sierra realizou também a venda do LeiriaShopping ao Sierra Portugal Fund por 92 milhões de euros.
A Taxa de Ocupação Global do portfólio aumentou 0,4%, para 96,3%, salienta o comunicado.