Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Sierra recua nos lucros e compra lojas Forum Sport em Espanha

A gestora portuguesa de centros comerciais fechou os primeiros três meses deste ano com lucros de 15,9 milhões de euros, menos 700 mil euros do que há um ano, e a sociedade que detém com o espanhol Bankinter adquiriu em Espanha duas lojas de artigos desportivos Forum Sport.

Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, considera que a performance da empresa nos primeiros três meses deste ano "reflecte uma gestão bem-sucedida". Paulo Duarte/Negócios
16 de Maio de 2017 às 17:09
  • ...

A gestora portuguesa de centros comerciais fechou os primeiros três meses deste ano com lucros de 15,9 milhões de euros, menos 700 mil euros do que há um ano, comunicou esta terça-feira, 16 de Maio, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Um decréscimo que se deveu, sobretudo, explica a empresa em comunicado, às alienações parciais realizadas em 2016 dos centros comerciais Loop5 (Alemanha), Luz del Tajo (Espanha), AlgarveShopping e Estação Viana Shopping (Portugal), assim como à redução da participação no Sierra Portugal Fund, em parte compensadas pela abertura do "shopping" ParkLake, na Roménia, em Setembro passado.  

 

Já o resultado directo da gestora portuguesa de centros comerciais atingiu, nos primeiros três meses deste ano, atingiu 15,1 milhões de euros, mais 2% do que há um ano.

 

Um crescimento que resulta de um maior EBIT gerado pelo seu portefólio europeu, e a melhores resultados financeiros. O EBIT chegou aos 25 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos €25,4 milhões registados em igual período do ano passado, "já que as transacções ocorridas em 2016 foram quase totalmente compensadas pela abertura do Parklake", explica a empresa, em comunicado enviado à CMVM.

 

As vendas dos lojistas dos seus centros comerciais registaram, nos primeiros três meses de 2017, uma variação homóloga de 4% - 3,9% em Portugal, enquanto em Espanha não foi além dos 0,4% -, tendo atingido um crescimento de 4,6% no Brasil, excluindo as variações cambiais, realça a empresa.  

 

"O aumento das vendas dos lojistas, das rendas e das taxas de ocupação nos primeiros três meses do ano reflecte uma gestão bem-sucedida e a qualidade dos centros comerciais da empresa. Os centros em desenvolvimento estão a progredir a bom ritmo e a estratégia de reciclagem de capital continua a impulsionar novas oportunidades de crescimento, incluindo as primeiras aquisições da Socimi ORES", destaca Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra

Em matéria de reciclagem de capital, a empresa dá conta que o Iberia Coop, um fundo no qual a Sonae Sierra detém uma participação de 10%, adquiriu dois activos em Portugal – o Albufeira Retail Park e o hipermercado Continente do AlgarveShopping.

 

Já a Socimi ORES, um veículo de investimento imobiliário participado pelo grupo financeiro espanhol Bankinter e pela Sonae Sierra, iniciou o processo de aquisição de activos.

 

A Socimi ORES comprou duas lojas da cadeia de artigos desportivos Forum Sport em Espanha, no Retail Park Artea, situado em Bilbao, e no Retail Park Galaria, localizado em Pamplona.

 

Como já foi publicamente anunciado, a ORES pretende investir cerca de 400 milhões de euros em activos comerciais (não residenciais) em boas localizações, maioritariamente nas principais cidades de Espanha e de Portugal, tendo como principal foco de investimento hipermercados e supermercados, "retail parks" e comércio de rua em localizações privilegiadas.

 

Em termos de promoção na sua área fundacional, a Sonae Sierra está actualmente a desenvolver dois centros comerciais, um em Marrocos, outro na Colômbia, e um "designer outlet" em Espanha, prosseguindo ainda com diversos projectos de expansão de centros em operação na Península Ibérica.

 

Na área de prestação de serviços, nos primeiros três meses de 2017 a Sonae Sierra assinou 31 novos contratos de serviços de desenvolvimento e um novo contrato de gestão de centros comerciais para terceiros.

 

Com um passivo de 1,233 mil milhões de euros no final de Março passado, menos 14 milhões do que um ano antes, cerca de 781 milhões de euros deste total correspondem a empréstimos bancários.

 

A Sonae Sierra enfatiza o facto de o custo médio da sua dívida rondar actualmente os 3,9%, o que se situa ligeiramente abaixo dos 4,1% registados em 2016. Excluindo o Brasil, este indicador na Europa cai para 2,9%.

 


(Notícia actualizada às 17:40)

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra centros comerciais shoppings Fernando Guedes de Oliveira Sonae Socimi ORES Bankinter
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio