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Solução para emigrantes clientes do Novo Banco adiada para Junho
A solução comercial para os emigrantes clientes do Novo Banco que investiram em dívida da instituição através de veículos só estará concluída em Junho. Segundo anunciou o banco, ainda falta aprovar as alterações às sociedades Poupança Plus e Top Renda.
A solução comercial para desbloquear as aplicações dos emigrantes que são clientes do Novo Banco e que investiram em dívida da instituição através de veículos criados pelo BES só estará concluída em Junho, segundo refere o banco em comunicado divulgado esta sexta-feira, 4 de Março, no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Este é o calendário previsto pelo Novo Banco para os clientes que têm aplicações nos veículos Poupança Plus e Top Renda. Já os emigrantes que investiram em dívida da instituição através do EuroAforro 8 poderão ver a sua situação resolvida já em Abril, refere o banco.
"É expectável que o processo de liquidação e a implementação da solução comercial para" os veículos Poupança Plus e Top Renda, com "(entrega das obrigações e constituição dos depósitos a prazo aplicáveis) seja concluído no prazo de 3 meses a contar da data de início da votação, isto é, no decorrer de Junho de 2016", avisa o Novo Banco no comunicado.
A instituição reconhece que este calendário significa um atraso face ao calendário inicialmente previsto. No entanto, o Novo Banco justifica a derrapagem do calendário com motivos a que "é alheio, imputáveis exclusivamente às restantes partes envolvidas neste processo (entidade gestora, trustee e arranger)".
Devido a este atraso, "a votação de alteração de estatutos dos veículos Poupança Plus e Top Renda irá apenas iniciar-se no próximo dia 10 de Março de 2016. O período de votação de cada um destes veículos terminará no dia 31 de Março de 2016, ficando a respectiva documentação disponível para consulta nos balcões e site do Novo Banco durante o período de votação", adianta o comunicado.
Apesar da derrapagem do calendário, a instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha assegura que há garantias de aprovação da solução em causa. Isto porque "os clientes que aderiram à solução comercial apresentada pelo Novo Banco (80% dos clientes detentores de acções preferenciais e 77% do número de acções preferenciais emitidas pelos veículos) asseguram a maioria necessária de instruções de voto para deliberar a alteração dos estatutos de cada um destes veículos".
A instituição recorda ainda que os clientes que ainda não tenham aderido à solução comercial em causa mas "pretendam participar na votação e exercer a opção de liquidação, deverão entrar em contacto com o Novo Banco para transmitirem as respectivas instruções".