Notícia
Softbank quer 18,6 mil milhões com IPO do negócio de telecomunicações
O Softbank vai financiar-se aos mercados já no próximo mês de Dezembro, numa operação que avalia o negócio de comunicações em 7,18 biliões de ienes.
O japonês Softbank quer lançar no mercado a sua "cash cow", a operadora de telecomunicações. A entidade espera angariar 2,4 biliões de ienes (18,6 mil milhões de euros) com a oferta pública inicial (IPO).
O conglomerado tecnológico japonês planeia vender 1,6 mil milhões de acções, a 1.500 ienes cada, o que confere uma avaliação de 7,18 biliões de ienes à unidade de telecomunicações.
A empresa tem a estreia em bolsa marcada para dia 19 de Dezembro.
O fundador do Softbank, Masayoshi Son (na foto), decidiu cotar a empresa com o objectivo de angariar capital para financiar investimentos em start-ups tecnológicas.
A oferta surge numa altura em que a unidade de wireless poderá enfrentar pressão no preços. A rival NTT Docomo anunciou que iria reduzir as tarifas em 40% em resposta à pressão do Governo para aliviar a factura de telecomunicações dos clientes.
"O sentimento do mercado não é tão bom como já foi, pelo que o apetite dos investidores poderá não ser tão forte", comentou um analista do NLI Research Institute em Tóquio, em declarações à Bloomberg. Contudo, continua o mesmo especialista, "ainda assim, como o foco é em dados, inteligência artificial e comunicações – indústrias onde se pode antecipar crescimento - os investidores não podem excluir o Softbank como um alvo".