Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sociedade Escala Braga destaca "melhorias" na gestão do Hospital de Braga

Sociedade Escala Braga, pertencente ao grupo Mello, faz um balanço favorável ao primeiro ano de gestão do Hospital em Parceria Publica Privada (PPP).

15 de Setembro de 2010 às 15:59
  • ...
O primeiro ano de gestão em regime de Parceria Publica Privada (PPP) do Hospital de Braga teve um balanço “positivo”, segundo o Conselho de Administração da Sociedade Escala Braga, pertencente ao Grupo Mello.

Segundo Hugo Meireles, Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, “Estas melhorias são o resultado do esforço conjunto de toda a equipa do Hospital de Braga”, reforçando a crença de “que, com esta equipa e com o novo hospital, vamos conseguir ainda melhores resultados”, referindo-se ao novo hospital em construção em Braga a entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2011.

Em comunicado, o Conselho de Administração refere, como pontos importantes, que “foram alterados diversos procedimentos, as equipas foram reorganizadas, o actual hospital foi melhorado em termos de infra-estrutura física, com a criação do novo Pólo 2 da Urgência, alargamento das consultas externas, criação do hospital de dia não-oncológico, e reabilitação da consulta externa de Pediatria”.

O comunicado refere ainda que “em comparação com os dados de 2009, até Setembro, verifica-se também, em Setembro de 2010, uma expressiva melhoria ao nível do total de doentes operados (mais 42%), total de doentes operados em cirurgia de ambulatório (mais 108%) e primeiras consultas (17%)”.

Este balanço do primeiro ano da gestão do Hospital de Braga em regime PPP vem lado a lado com as notícias veiculadas nas últimas semanas relativas a um suposto passivo de 40 milhões de euros – a maior dívida nos hospitais públicos no país – segundo o Tribunal de Contas.

Ana Jorge, Ministra da Saúde, manifestou no último dia 11 a vontade em aguardar os resultados da investigação da gestão do Hospital entre 2004 e 2009 para poder “agir em conformidade”.

Entretanto, o presidente da administração do Hospital, Lino Mesquita Machado, desmentira a existência de tal passivo à data em que o Grupo Mello tomou posse da gestão do complexo hospitalar.

Segundo declarações de Mesquita Machado à Lusa, as dívidas estariam cobertas por dívidas a pagar pela ADSE, realçando os “elogios” à nova administração pela Inspecção-Geral das Finanças.

O Hospital de Braga é um dos quatro Hospitais a ser geridos em PPP, a par dos Hospitais de Cascais, Vila Franca de Xira e Loures. O primeiro já se encontra em pleno funcionamento, ao passo que os outros dois ainda estão em fase de acertos contratuais.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio