Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa vende Enersis por 420 milhões de euros (act2)

A Semapa concretizou a venda da Enersis, empresa de energias renováveis do grupo de Pedro Queiroz Pereira, a um fundo australiano, por 420,8 milhões de euros, confirmou a companhia. O Grupo Babcock & Brown comprou também a posição dos accionistas minoritá

16 de Dezembro de 2005 às 17:35
  • ...

A Semapa concretizou a venda da Enersis, empresa de energias renováveis do grupo de Pedro Queiroz Pereira, a um fundo australiano, por 420,8 milhões de euros, confirmou a companhia. O Grupo Babcock & Brown comprou também a posição dos accionistas minoritários.

A empresa compradora, o Grupo Babcock & Brown, perdeu recentemente, para a EDP, a corrida para a compra dos activos da holandesa Nuon em Espanha, tendo ficado classificada em segundo lugar na "short-list" final.

Num comunicado, depois das acções estarem suspensas, a Semapa confirma que alienou a uma sociedade do Grupo Babcock & Brown Ltd., a totalidade da participação social que possuía da Enersis – Sociedade Gestora de Participações Sociais representativa de 89,92% do respectivo capital social.

O negócio foi efectuado tendo em conta um «enterprise value» (passivo e capital) de 1,005 mil milhões de euros para a Enersis e gerou um encaixe de 420.8 milhões de euros.

A compra da Enersis foi feita através da Babcock & Brown Wind Partners, que adquiriu a totalidade do capital da empresa portuguesa de energias renováveis, incluindo a participação de 89,92% da Semapa e os restantes 10,08% que estavam nas mãos de pequenos accionistas, Sonagi e Astural Corporation, segundo apurou o Jornal de Negócios Online.

«O novo accionista com um carácter, sobretudo financeiro, deverá ser um "silent partner", não interferindo na gestão da Enersis», referiu uma fonte envolvida no processo em declarações ao Jornal de Negócios Online.

Com esta venda a Semapa passa a estar concentrada apenas em dois negócios, os cimentos (Secil) e pasta e papel (Portucel).

As acções da Semapa foram suspensas em bolsa com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) à espera que a empresa emitisse o comunicado de facto relevante.

A Semapa chegou a subir hoje mais de 4,5% para os 6,90 euros, um novo máximo histórico. Antes da suspensão as acções ganhavam 3,33% para os 6,82 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio