Notícia
Sanofi estuda oferta de 47 mil milhões para comprar rival Aventis
A Sanofi-Synthelabo, segunda maior farmacêutica de França, poderá hoje anunciar a aquisição da rival Aventis, por um valor de 60 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros), noticiou o “New York Times”.
A Sanofi-Synthelabo, segunda maior farmacêutica de França, poderá hoje anunciar a aquisição da rival Aventis, por um valor de 60 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros), noticiou o "New York Times".
A notícia, apesar de não ter sido confirmada e o presidente da Aventis ter afirmado que não tem conhecimento do negócio, teve já impacto no mercado de capitais, com os títulos da Sanofi a deslizarem cerca de 6%.
O jornal americano afirmou que o objectivo da Sanofi é escapar a uma provável oferta hostil, pois os seus principais accionistas, a Total e a L’oreal, terem terminado em 2003 o acordo que as impedia de sair do capital da empresa.
A oferta de 60 mil milhões de dólares representa um prémio de 3,5% face ao preço de fecho de ontem da Aventis. Uma fusão entre as duas empresas, facto que já se especulava no mercado, poderá gerar sinergias de 7%.
A concretizar-se esta fusão será a segunda maior do sector farmacêutico desde que a Pfizer adquiriu a Pharmacia em Abril passado.