Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rubik: O cubo que combina cores há 40 anos

O Google comemora esta segunda-feira, 19 de Maio, os 40 anos do brinquedo mais vendido de sempre. É agora tempo de revisitar a invenção que só queria ajudar estudantes a compreender melhor os princípios da geometria.

Reuters
19 de Maio de 2014 às 14:13
  • 1
  • ...

Seis faces, nove quadrados e uma cor em cada uma delas. Corria o ano de 1974 quando o húngaro Erno Rubik criou aquele que viria a ser o brinquedo mais vendido de sempre: 350 milhões segundo uma lista recente da "Time" e "24/7 Wall Street".

 

O Cubo Mágico – que só viria a ganhar o nome do criador em 1980, quando a Ideal Toy Corp iniciou a sua comercialização – era primeiramente um auxiliar de ensino. O plano de transformá-lo em brinquedo não estava na mente de Rubik, o professor de matemática que apenas queria ajudar os seus alunos a estudar geometria.

 

Agora, comemoram-se 40 anos de invenção. O cubo tornou-se virtual e marca presença esta segunda-feira no Google, nos chamados ‘doodles’ do motor de pesquisa. Com o rato é possível combinar os 54 quadrados em faces da mesma cor. Com a rapidez a depender da experiência e engenho do utilizador.

 

O recordista mundial a alinhar o cubo chama-se Cube Stormer 3 - sim, não é um humano. O robot criado por Mike Dobson e David Gilday resolveu o quebra-cabeças tridimensional em 3,253 segundos. A tecnologia foi apresentada este ano numa feira do Reino Unido e garantiu entrada directa no Livro de Recordes do Guiness. A controlar os vários Mindstorms, os brinquedos tecnológicos da LEGO, está um Samsung Galaxy S4 - o 'cérebro' da operação.

 

No registo humano é o adolescente holandês Mats Valk o detentor do recorde: 5.55 segundos para concluir o dilema no ano passado. Longe, bem longe, do mês inteiro que o criador do cubo mágico levou para completar semelhante tarefa pela primeira vez. 12,56 segundos foi quanto o jovem canadiado Antoine Cantin precisou para concluir o desafio em Abril deste ano. A novidade: apenas com uma mão.

 

As competições começaram nos anos 80, mas a ascensão da Internet deu o empurrão que faltava, havendo mesmo uma organização para o efeito – a The World Cube Association. Desde 2004 já se realizaram mais de 1700 competições em mais de 66 países, indica o "The Guardian". De uma forma geral, há um perfil comum para os recordistas, segundo explica o jornal: jovens, do sexo masculino, com aptidões por matemática e ciência. Mas todos podem participar: basta ter vontade e um Cubo de Rubik.

 

O objecto, considerado por muitos um símbolo ‘retro’ dos anos 80, exige prática. O tempo a ele dedicado foi responsável pelos milhares de vídeos que explicam como resolver o desafio no mínimo tempo possível. Em média, diz o "The Guardian", são precisos 56 movimentos para resolver o cubo mais badalado da história do mundo. E uma boa dose de criatividade.

Ver comentários
Saber mais Erno Rubik Cubo Mágico Ideal Toy Corp Google Cube Stormer Mike Dobson David Gilday Reino Unido Livro de Recordes do Guiness Samsung Mats Valk Antoine Cantin The World Cube Association The Guardian política artes cultura e entretenimento economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio