Notícia
Royal Bank of Scotland investe 1,3 mil milhões no Bank of China
O Royal Bank of Scotland liderou um grupo de investidores que acordaram pagar 3,1 mil milhões de dólares por uma participação de 10% no Bank of China, por forma a expandirem-se no país mais populoso do mundo. O segundo maior banco do Reino Unido vai inves
O Royal Bank of Scotland liderou um grupo de investidores que acordaram pagar 3,1 mil milhões de dólares por uma participação de 10% no Bank of China, por forma a expandirem-se no país mais populoso do mundo. O segundo maior banco do Reino Unido vai investir 1,6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) na operação.
Os parceiros no investimento são a Merrilll Lynch e a Li Ka Shing Foundation.
«O tamanho e o crescimento da China representam uma oportunidade importante», disse o presidente executivo do RBOS, George Mathewson em comunicado.
A transacção vai permitir o acesso do Royal Bank a um banco que detém 9% das poupanças, no valor de 1,5 biliões de dólares (1,22 biliões de euros), da China. A compra representa um dos maiores investimentos por parte de um investidor estrangeiro num banco chinês. O Bank of America acordou em Junho pagar três mil milhões de dólares por uma participação no China Construction bank.
O RBOS vai encaixar 900 milhões de libras (1,3 mil milhões de euros) para pagar pela sua participação através da venda de acções no Santander Central Hispano. A transacção, que está prevista estar terminada no quarto trimestre, vai ser adicionada aos lucros de 2006 do banco, disse a empresa.
A cooperação com o RBOS «é crucial para transformar a estrutura operacional, melhorando a gestão interna, a competitividade e promovendo os nossos lucros», disse o presidente executivo do Bank of China, Xiao Gang em comunicado.
As acções do RBOS avançavam 1,99% para os 1639 pence depois de terem valorizado um máximo de 3,48%.