Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rita Nabeiro eleita presidente do BCSD Portugal

Administradora executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor foi escolhida para liderar Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável para o triénio 2025-2028.

Pedro Catarino
11 de Abril de 2025 às 16:16
  • ...

Rita Nabeiro, administradora executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor, é a nova presidente do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, sucedendo a António Pires de Lima, presidente da comissão executiva da Brisa, que fica como um dos "número 2" da nova direção que pretende "acelerar a transição climática e posicionar as empresas portuguesas como protagonistas de uma economia regenerativa".

O BCSD Portugal elegeu, esta sexta-feira, os órgãos sociais para o triénio 2025-2028, com a lista "Por uma nova Natureza Empresarial – Liderar a Transformação", encabeçada por Rita Nabeiro, que era uma das vice-presidentes no mandato anterior, a sair vencedora.

Além de Pires de Lima, a nova direção integra ainda como vice-presidentes Jorge de Melo (CEO da Sovena), João Günther Amaral (administrador da Sonae), João Lé (administrador executivo The Navigator Company), Madalena Cascais Tomé (CEO da SIBS), Joaquim Cabaço (presidente do conselho de administração executivo Trivalor), Rui Teixeira (CFO da EDP) e António Miguel (diretor-geral da Maze).

"A convergência das crises climática, social, económica e geopolítica está a transformar profundamente o papel das empresas na sociedade. Exige-se liderança, compromisso e coragem. Precisamos de uma sociedade civil mobilizada e de uma comunidade empresarial unida, consciente do seu impacto e determinada a ser parte da solução. O BCSD Portugal tem um contributo considerável a dar nesta jornada, uma jornada que já lidera há alguns anos, mas onde, fruto dos desafios que o mundo enfrenta, há ainda muito por fazer", diz Rita Nabeiro, sobre os maiores desafios do mandato que agora inicia à frente da BCSD, citada num comunicado enviado às redações.

A recém-eleita presidente alerta ainda que "se o 'greenwashing' era uma preocupação, começamos a enfrentar o fenómeno do 'greenhushing' - o receio de se comunicar ações sustentáveis por medo de críticas ou escrutínio provenientes, em grande parte e como sabemos, da nova administração norte-americana. Continua, por isso, a ser essencial reafirmar a sustentabilidade como motor de inovação, coesão social e progresso económico".

O BCSD Portugal chama a atenção que "o retrocesso preocupante em políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) deve implicar o reafirmar desta dimensão para que iniciativas que foram construídas com esforço e sentido de justiça, não sejam desvalorizadas, postas em causa ou desmanteladas", com a nova líder a enfatizar que "o verdadeiro progresso só se alcança quando a prosperidade económica caminha lado a lado com a justiça social e o respeito pelos limites do planeta".

O BCSD Portugal é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 200 empresas, desde as que integram o índice bolsista PSI a outras de menor dimensão.

O volume de vendas dos seus associados representa cerca de 10% do PIB nacional.

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças empresas Rita Nabeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio