Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho motivam buscas ao GES

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está desde esta manhã a realizar buscas em várias empresas do Grupo Espírito Santo, como a Rioforte e a Espírito Santo Resources, relacionadas com o caso Monte Branco. Transacções financeiras de Ricardo Salgado e de Álvaro Sobrinho motivaram diligências.

30 de Julho de 2014 às 17:56
  • 46
  • ...

Movimentos financeiros envolvendo as sociedades "offshore" de Ricardo Salgado e de Álvaro Sobrinho estão entre as razões que levaram o DCIAP a realizar buscas na Rioforte e na Espírito Santo Resources, entre outras sociedades do GES, apurou o Negócios.

 

A realização de buscas na sede da Rioforte, em Lisboa, no âmbito da investigação do caso Monte Branco, relacionado com fuga ao fisco e branqueamento de capitais, foi avançada esta quarta-feira, 30 de Julho, pelo jornal "i".

 

Segundo o Negócios apurou, os investigadores pretendem recolher informação sobre as transferências de dinheiro realizadas no âmbito do alegado presente oferecido pelo construtor José Guilherme a Ricardo Salgado, além dos movimentos sobre o sinal pago pela Sonangol quando acordou comprar 67% da Escom ao GES, no final de 2010. Na mira do DCIAP estarão também transacções envolvendo sociedades de Álvaro Sobrinho.

 

As buscas tiveram início na manhã desta quarta-feira, 30 e Julho, e ainda decorriam a meio da tarde.

 

Já no dia 23 de Julho, o Ministério Público fez buscas à sede do Grupo Espírito Santo (GES) em Lisboa e o regulador norte-americano voltou à subsidiária do BES em Miami. Nesse mesmo dia, Ricardo Salgado foi constituído arguido, soube-se mais tarde, precisamente por causa de dinheiro que recebeu via "offshore", como o presente de 14 milhões de José Guilherme. O antigo banqueiro é suspeito de burla, abuso de confiança, falsificação e lavagem de capitais.

 

No dia 24 de Julho acabou por ser libertado mediante o pagamento de uma caução de três milhões de euros e a "proibição de ausência do território nacional e de contactos com determinadas pessoas".

 

(Notícia actualizada às 18h19 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Ricardo Salgado Álvaro Sobrinho DCIAP Monte Branco GES Rioforte
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio