Notícia
Reino Unido teme perder produção do Leaf para Portugal
Portugal poderá levar a melhor sobre o Reino Unido na escolha da Nissan para a produção do seu veículo eléctrico Leaf. Quem o diz é Ivan Hodac, secretário-geral da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis, que está a ser citado pela imprensa britânica.
Portugal poderá levar a melhor sobre o Reino Unido na escolha da Nissan para a produção do seu veículo eléctrico Leaf. Quem o diz é Ivan Hodac, secretário-geral da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis, que está a ser citado pela imprensa britânica.
Hodac advertiu que a proposta de fabrico do Leaf poderá ser ganha por Portugal, visto que a iniciativa do governo português de instalar pontos de carregamento a nível nacional para os carros eléctricos está a progredir muito mais depressa do que a do Reino Unido, refere o “site” Electric.
Recorde-se que, no passado dia 2 de Agosto, a Nissan apresentou o Leaf, o carro eléctrico que terá baterias fabricadas em Portugal e no Reino Unido. EmPortugal as baterias serão fabricadas em Cacia, onde a companhia já tem uma fábrica.
A Nissan prometeu que o Leaf, que deverá começar a ser produzido em massa a nível global em 2012, terá sensivelmente o mesmo preço que um carro a gasolina como o Tiida, que de acordo com a página da Nissan portuguesa se vende em Portugal a partir de 18.450 euros, referiu a Lusa na altura.
Mas agora o que está em questão é o fabrico do próprio Leaf. E Hovac, que é um especialista no sector automóvel, considera que o governo britânico não está a fazer o suficiente para ganhar a aposta de fabrico do Leaf, que poderá criar milhares de empregos localmente.
Segundo Hodac, uma proposta por parte da linha de montagem da Nissan em Sunderland, fábrica britânica que emprega mais de 3.000 pessoas, poderá não ser bem sucedida face à de uma fábrica portuguesa, salienta o “Low Carbon Economy”.
De acordo com o “Journal Live”, a Nissan só deverá anunciar onde é que irá fabricar o Leaf depois da Assembleia-Geral da empresa, que será em Março ou Maio.
Hodac advertiu que a proposta de fabrico do Leaf poderá ser ganha por Portugal, visto que a iniciativa do governo português de instalar pontos de carregamento a nível nacional para os carros eléctricos está a progredir muito mais depressa do que a do Reino Unido, refere o “site” Electric.
A Nissan prometeu que o Leaf, que deverá começar a ser produzido em massa a nível global em 2012, terá sensivelmente o mesmo preço que um carro a gasolina como o Tiida, que de acordo com a página da Nissan portuguesa se vende em Portugal a partir de 18.450 euros, referiu a Lusa na altura.
Mas agora o que está em questão é o fabrico do próprio Leaf. E Hovac, que é um especialista no sector automóvel, considera que o governo britânico não está a fazer o suficiente para ganhar a aposta de fabrico do Leaf, que poderá criar milhares de empregos localmente.
Segundo Hodac, uma proposta por parte da linha de montagem da Nissan em Sunderland, fábrica britânica que emprega mais de 3.000 pessoas, poderá não ser bem sucedida face à de uma fábrica portuguesa, salienta o “Low Carbon Economy”.
De acordo com o “Journal Live”, a Nissan só deverá anunciar onde é que irá fabricar o Leaf depois da Assembleia-Geral da empresa, que será em Março ou Maio.