Notícia
Reino Unido encomenda dois aviões movidos a energia solar à Airbus
O Reino Unido fez uma encomenda de dois aviões à Airbus. Até aí nada de novo, não fosse a particularidade das aeronaves serem movidas a energia solar. O primeiro voo do Zephyr 8 está previsto para meados de 2017.
O Ministério da Defesa britânico encomendou ao fabricante aeronáutico europeu Airbus dois aviões Zephyr 8, movidos com energia solar.
A Airbus indicou em comunicado, sem referir o valor do negócio, que o pedido representa "o primeiro contrato da avançada tecnologia High Altitude Pseudo-Satellite (HAPS)".
O Zephyr 8 é capaz de voar a 65 mil pés de altitude (cerca de 20 mil metros), é ligeiro e eficiente e permite vigilância marítima, ou terrestre, contínua sobre a mesma área durante meses, sem necessidade de aterrar.
Este aparelho não-tripulado também é indicado para missões humanitárias ou vigilância do meio-ambiente, e para oferecer ligação à internet em regiões que precisem.
A nota da Airbus indica que "o Ministério da Defesa britânico não revelou para que finalidade específica vai utilizar os Zephyr".
O fabricante europeu está a construir o primeiro Zephyr 8 nas suas instalações em Farnborough, no Reino Unido, e o primeiro voo está programado para meados de 2017.