Notícia
Refer garante comboios para a Fertagus
A Refer garante a circulação de quatro comboios por hora e sentido no eixo Norte/Sul, operado pela Fertagus, amanhã, durante a greve decretada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF).
Em relação aos suburbanos da CP para a Grande Lisboa e Grande Porto, a Rede Ferroviária Nacional diz ter disponível capacidade no seu comando de controlo de operações.
Embora admita que a sua capacidade será insuficiente para garantir o serviço normal nos suburbanos, a Refer está à espera da definição por parte da transportadora do número de comboios que pretende realizar.
No entanto, a CP lembra que a circulação nos suburbanos não pode ser feita sem um revisor e que não está em condições de garantir neste momento que haverá comboios amanhã no serviço suburbano.
A operadora terá disponíveis transportes alternativos dos quais 200 autocarros no serviço suburbano de Lisboa e 70 em equivalente serviço no Porto.
A greve convocada pelo SNTSF vai paralisar totalmente a circulação nas linhas de longo curso, reconhece a Refer.
A paralisação surge na sequência da falta de acordo dos sindicatos relativamente às propostas das administrações das empresas CP, Refer e Emef (manutenção de comboios) para os aumentos salariais de 2003.