Notícia
Reclamações apresentadas às seguradoras cresceram 27% em 2022
Queixas feitas através do Livro de Reclamações representam 73% do total.
O número de reclamações apresentadas em 2022 por clientes das seguradoras cresceu 27% face ao ano anterior.
O número foi avançado pela presidente da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) no parlamento.
Escutada ao comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, Margarida Corrêa de Aguiar (na foto) afirmou que "as recomendações apresentadas através do livro de reclamações eletrónico cresceram 27%, representando já 73% do total".
Em sentido contrário, as reclamações apresentadas diretamente junto da ASF diminuíram 18%.
35% das reclamações dizem respeito a seguros automóvel, e 18 % a seguros de incêndio e outros danos.
"Mais de metade das reclamações analisadas pela ASF correspondem a matérias sobre sinistros, seguidas da temática relacionada com o conteúdo e vigência dos respetivos contratos", esclareceu, acrescentando que "cerca de 40% das reclamações tiveram desfecho favorável para os reclamantes".
No total do setor segurador ainda não há dados finais de 2022. Em 2021 foram registadas 24 mil reclamações.
O número foi avançado pela presidente da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) no parlamento.
Em sentido contrário, as reclamações apresentadas diretamente junto da ASF diminuíram 18%.
35% das reclamações dizem respeito a seguros automóvel, e 18 % a seguros de incêndio e outros danos.
"Mais de metade das reclamações analisadas pela ASF correspondem a matérias sobre sinistros, seguidas da temática relacionada com o conteúdo e vigência dos respetivos contratos", esclareceu, acrescentando que "cerca de 40% das reclamações tiveram desfecho favorável para os reclamantes".
No total do setor segurador ainda não há dados finais de 2022. Em 2021 foram registadas 24 mil reclamações.