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Reclamações apresentadas às seguradoras cresceram 27% em 2022

Queixas feitas através do Livro de Reclamações representam 73% do total.

O setor segurador tem ignorado os alertas da ASF, liderada por Margarida Corrêa de Aguiar, para reduzir a concentração das carteiras em dívida.
Pedro Catarino
15 de Fevereiro de 2023 às 11:39
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O número de reclamações apresentadas em 2022 por clientes das seguradoras cresceu 27% face ao ano anterior.

O número foi avançado pela presidente da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) no parlamento.

Escutada ao comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, Margarida Corrêa de Aguiar (na foto) afirmou que "as recomendações apresentadas através do livro de reclamações eletrónico cresceram 27%, representando já 73% do total".

Em sentido contrário, as reclamações apresentadas diretamente junto da ASF diminuíram 18%.
35% das reclamações dizem respeito a seguros automóvel, e 18 % a seguros de incêndio e outros danos.

"Mais de metade das reclamações analisadas pela ASF correspondem a matérias sobre sinistros, seguidas da temática relacionada com o conteúdo e vigência dos respetivos contratos", esclareceu, acrescentando que "cerca de 40% das reclamações tiveram desfecho favorável para os reclamantes".

No total do setor segurador ainda não há dados finais de 2022. Em 2021 foram registadas 24 mil reclamações.
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