Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quem deu o sonho a Zeinal?

Mandatado pela administração, Zeinal defendeu o negócio da TVI já ele tinha abortado. A essa hora, Rui Pedro Soares dizia: "Vou ter que tirar o sonho ao Zeinal". O Negócios conta-lhe o que se passou na reunião: Granadeiro sentiu-se insultado por Cavaco. Zeinal fez má figura. Alguém deixou. Ou quis.

Quem deu o sonho a Zeinal?
  • ...
(actualiza com mais informação)

Zeinal Bava defendeu a compra da TVI pela PT em directo na RTP na noite de quinta-feira, 25 de Junho, quando o negócio já tinha sido "cancelado". A reconstituição dos factos então relatados e os agora conhecidos permitem concluir que havia administradores que sabiam que o negócio já estava morto, mas não avisaram Zeinal, que foi "empurrado" para a RTP. Acabou desautorizado horas depois pelo Governo.

Nessa quinta-feira, a administração da Portugal Telecom esteve reunida, sem que oficialmente se discutisse o negócio da TVI: não estava em agenda. Mas quando se chegou ao tema "Diversos", Henrique Granadeiro foi interpelado sobre o que tinha a dizer acerca do que o Presidente da República (PR) afirmara nessa tarde: face "às dúvidas fortes que estão instaladas é importante" que os responsáveis da PT expliquem o que está a acontecer entre a PT e a TVI. "É uma questão de transparência", defendeu. O Negócios sabe de fontes da administração que Granadeiro respondeu que se sentia insultado pelo PR, uma vez que não havia acordo para o negócio e que a responsabilidade de aprovar aquisições era da administração.

Zeinal Bava defendeu nessa reunião os méritos da operação, realçando que ela traria conteúdos à PT. No final, Granadeiro informou a mesa que Zeinal havia sido convidado para ir nessa noite à "Grande Entrevista", na RTP, propondo que o convite fosse aceite e Zeinal defendesse o mérito da operação, que todavia não estava feita. A administração apoiou a ida sem uma única voz contra. O CEO foi respaldado para defender um negócio que acabaria por ser desfeito na manhã seguinte, com Sócrates a anunciar estar contra a operação.

As escutas entretanto reveladas pelo "Sol" permitem concluir que, ao mesmo tempo que Zeinal defendia a operação, já administradores sabiam que ela não se faria. Esse dia 25 seguia quente, depois de Sócrates afirmar que não tinha sido informado da operação (quando já o teria sido) e de Cavaco a ter questionando. Antes de Zeinal entrar no ar, segundo o "Sol", Paulo Penedos pergunta "se ele já sabe" que Sócrates mandara abortar o negócio. Rui Pedro Soares responde: "Vou ter que tirar o sonho ao Zeinal".

Três semanas antes, fonte oficial da PT desmentiu ao Negócios que a empresa estivesse a negociar a compra. A mesma fonte assegurava ainda que desmentiria na CMVM quaisquer notícias sobre esse tema.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio