Notícia
Queda da actividade dos serviços abranda em Abril
O volume de negócios nos serviços caiu 1,4% em Abril, em termos homólogos - uma queda menos acentuada do que a registada em Março. Em termos mensais, a actividade cresceu 0,2%.
O índice que mede o volume de negócios nos serviços caiu 1,4% em Abril face ao mesmo mês do ano passado, uma variação homóloga menos negativa do que a registada em Março (-3,3%).
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, 14 de Junho, as secções de Transportes e armazenagem e de Actividades de consultoria científicas, técnicas e similares foram as que mais contribuíram para a descida do índice, com variações homólogas negativas de 5,3% e 9,4%, respectivamente.
Em relação ao mês anterior, o volume de negócios nos serviços subiu 0,2% depois da quebra de 4,2% registada em Março.
Apesar da queda da actividade dos serviços, o emprego aumentou 1% em Abril face ao mesmo mês de 2015 e o índice de remunerações efectivamente pagas cresceu 1,5%.
Já o índice que mede o volume de trabalho – pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário – aumentou 1,7%, depois da diminuição de 2,3% no mês anterior.