Notícia
PSD quer que Governo inclua todos os microempresários nos apoios à economia
O PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que inclua todos os microempresários nas medidas de apoio à economia previstas em programas como o Apoiar.pt e Apoiar Restauração, lamentando que seja "preciso sempre ler as letras minúsculas" dos anúncios do executivo.
09 de Dezembro de 2020 às 18:27
Em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado do PSD Cristóvão Norte anunciou hoje que o partido entregou um projeto de resolução no parlamento para "expurgar a natureza discriminatória" que considera existir nestas medidas do Governo.
"No fim de contas, [estes programas] excluem os microempresários com contabilidade simplificada, ainda que tenham as suas obrigações de natureza fiscal e contributiva em ordem", referiu.
"O que se trata é de publicidade enganosa, em que é preciso sempre ler as letras minúsculas e em que os apoios acabam por traduzir um universo largamente inferior do que aquele para que foram desenhados", criticou.
O projeto de resolução do PSD - sem força de lei - recomenda ao Governo que "corrija o tratamento discriminatório" dos apoios anunciados de modo a que abranja os microempresários, independentemente da forma de apresentação das contas.
Os sociais-democratas pedem ainda ao executivo que "assegure que, em próximos apoios à economia, os respetivos regulamentos não contenham qualquer disposição de natureza discriminatória".
Questionado por que razão o PSD apresentou uma resolução, em vez de um projeto-lei, o deputado Cristóvão Norte respondeu que os apoios "têm sido tratados por regulamentos e portarias".
"Cabe aos membros do Governo proceder às devidas correções", referiu.