Notícia
Propostas para o Metro do Porto entregues hoje
Três consórcios, liderados pela Transdev, Barraqueiro e Veolia, concorrem à subconcessão da operação e manutenção do metro do Porto, por um período de cinco anos. Hoje termina o prazo para a entrega das propostas finais.
26 de Outubro de 2009 às 08:58
Três consórcios, liderados pela Transdev, Barraqueiro e Veolia, concorrem à subconcessão da operação e manutenção do metro do Porto, por um período de cinco anos. Hoje termina o prazo para a entrega das propostas finais.
Os três consórcios, que ultrapassaram a fase de pré-qualificação, têm até às 17 horas de hoje para entregar as propostas finais que têm como valor de referência 265 milhões de euros.
A adjudicação será feita à proposta economicamente mais vantajosa, tendo o factor preço um coeficiente de ponderação de 80 por cento e a vertente técnica um peso de 20 por cento.
Ao concurso apresentaram-se três consórcios: um liderado pela Transdev com a Efacec e três operadores rodoviários da região Norte, o "Via Porto" da Barraqueiro, que integra a Mota-Engil, a francesa Keolis e a britânica Arriva, e um terceiro encabeçado pela Veolia.
O consórcio vencedor deve ser conhecida até ao final do ano uma vez que o actual contrato com a Normetro cessa a 31 de Março de 2010 e o caderno de encargo define um período de transição de três meses.
A subconcessão abrange toda a rede hoje em operação, bem como os novos troços e extensões já em construção (Linha de Gondomar, na extensão Estádio do Dragão - Venda Nova) e com arranque de empreitada projectado (prolongamento da Linha Amarela a Santo Ovídio e prolongamento da Linha Verde desde o ISMAI até à Trofa).
As linhas e extensões da segunda fase da rede do Metro do Porto que venham a ser construídas e incorporadas na rede durante a vigência da nova subconcessão serão incorporadas no contrato.
A rede do Metro do Porto conta actualmente com cinco linhas, servindo seis concelhos da Área Metropolitana do Porto, 70 estações e 60 quilómetros de extensão.
Os três consórcios, que ultrapassaram a fase de pré-qualificação, têm até às 17 horas de hoje para entregar as propostas finais que têm como valor de referência 265 milhões de euros.
A adjudicação será feita à proposta economicamente mais vantajosa, tendo o factor preço um coeficiente de ponderação de 80 por cento e a vertente técnica um peso de 20 por cento.
Ao concurso apresentaram-se três consórcios: um liderado pela Transdev com a Efacec e três operadores rodoviários da região Norte, o "Via Porto" da Barraqueiro, que integra a Mota-Engil, a francesa Keolis e a britânica Arriva, e um terceiro encabeçado pela Veolia.
O consórcio vencedor deve ser conhecida até ao final do ano uma vez que o actual contrato com a Normetro cessa a 31 de Março de 2010 e o caderno de encargo define um período de transição de três meses.
A subconcessão abrange toda a rede hoje em operação, bem como os novos troços e extensões já em construção (Linha de Gondomar, na extensão Estádio do Dragão - Venda Nova) e com arranque de empreitada projectado (prolongamento da Linha Amarela a Santo Ovídio e prolongamento da Linha Verde desde o ISMAI até à Trofa).
As linhas e extensões da segunda fase da rede do Metro do Porto que venham a ser construídas e incorporadas na rede durante a vigência da nova subconcessão serão incorporadas no contrato.
A rede do Metro do Porto conta actualmente com cinco linhas, servindo seis concelhos da Área Metropolitana do Porto, 70 estações e 60 quilómetros de extensão.