Notícia
Produção de “leasing” e “factoring” ascende a 12,8 mil milhões
A produção das actividades de "leasing" e "factoring" em Portugal registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de 12,8 mil milhões de euros, anunciou hoje a associação sectorial. De acordo com a Associação Portuguesa de Leasing e Factoring (ALF)
A produção das actividades de "leasing" e "factoring" em Portugal registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de 12,8 mil milhões de euros, anunciou hoje a associação sectorial. De acordo com a Associação Portuguesa de Leasing e Factoring (ALF), o "leasing" imobiliário cresceu 36% no período.
Em comunicado, a ALF avançou que o "leasing" imobiliário atingiu nos primeiros seis meses do ano um valor global de 1,26 mil milhões de euros, mais 36% do que em igual período do ano passado. Foram realizados 2.734 contratos, com um valor médio de cerca de 463 mil euros. Destes contratos, 93% foram efectuados por empresas e entidades públicas, adianta ainda a ALF, e os restantes 7% por particulares e profissionais liberais.
A produção de locação financeira mobiliária ascendeu a 1,8 mil milhões de euros, mais 12% do que no primeiro semestre de 2006. Foram realizados 47.615 contratos, com um valor médio de 40 mil euros. Dos contratos efectuados, cerca de 50% foram para "leasing" de veículos ligeiros: 29.000 viaturas no total foram adquiridas, das quais 20 mil por empresas e 8.800 por particulares.
Já a produção de "factoring" atingiu 9,6 mil milhões de euros de créditos tomados, um crescimento de 6,3% face igual semestre de 2006. Do total cerca de 74,5% foram créditos tomados a "factoring" doméstico, equivalente a 7,1 mil milhões de euros. A produção do "factoring" internacional atingiu cerca de 619 milhões de euros.
No segmento do "crédito em balanço" o sector público e as entidades privadas originaram 3,6 milhões de euros. As autarquias e as regiões autónomas apresentam o maior peso no caso do sector público, com um volume de crédito de 718 milhões de euros.