Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial cai 4% em julho

Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi de -3,5%. O contributo mais influente veio do agrupamento dos bens intermédios.

As medidas para “acelerar a economia” têm sido criticadas pela oposição.
Ricardo Ponte
  • ...

O Índice de Produção Industrial caíu 4% em julho, face ao período homólogo de 2023, uma variação 1,3 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em junho, relevam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira. Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi de -3,5%.

Já a taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -3,1%. Aliás, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas. O de Bens Intermédios foi o que deu o "contributo mais influente", segundo o INE, caindo 3,8%.

Os agrupamentos de Energia e de Bens de Consumo tiveram variações homólogas negativas menos intensas
que as observadas no mês anterior, -7,3% e -2,5%, respetivamente, mas ainda assim, em conjunto, contribuíram com -1,8 p.p. para a variação do índice agregado. Os Bens de Investimento caíram 4,6% em termos homólgos.

Já em termos mensais, o Índice de Produção Industrial registou uma variação de -1,0% em julho. Os grandes agrupamentos industriais apresentaram evoluções dispares, com os Bens Intermédios e os Bens de
Investimento a contribuírem ambos com -1,0 p.p. para a variação do índice total, em resultado de taxas de
variação de -2,8% e -4,9%, respetivamente.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio