Notícia
Produção industrial em Portugal cresce 4,4% em outubro
Excluindo o setor de energia, o índice que mede a produção das fábricas portuguesas teve uma variação de 4,1% no mês de outubro, segundo o INE.
A produção das fábricas portuguesas continua a dar sinais de crescimento. De acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a produção industrial cresceu 4,4% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado. Excluindo o setor de Energia, o índice agregado teve uma variação de 4,1%.
Olhando para a evolução em cadeia, a produção industrial aumentou 3,1% face a setembro.
Tal como na comparação com o período homólogo, na variação mensal todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos positivos para a variação do índice total, exceto o de Bens Intermédios que recuou 0,4 pontos percentuais (p.p.). Este segmento passou de uma taxa de variação positiva de 3% em setembro, para -1,2% em outubro.
Segundo o INE, "o contributo mais intenso verificou-se na Energia (2,3 p.p.), em resultado de uma variação mensal de 16,8% (-0,8% no mês anterior). Os Bens de Consumo apresentaram igualmente um contributo positivo (1,1 p.p.), que resultou de uma taxa de variação de 3,3% (2,5% no mês precedente)", lê-se no mesmo comunicado.