Notícia
Processo das centrais a gás natural parado há um ano
O processo de adjudicação de pontos de ligação a novas centrais térmicas está parado há praticamente um ano. A atribuição decidida pelo ministro das Actividades Económicas, Álvaro Barreto, foi decidida há mais de um ano com o Executivo já em gestão corren
O processo de adjudicação de pontos de ligação a novas centrais térmicas está parado há praticamente um ano. A atribuição decidida pelo ministro das Actividades Económicas, Álvaro Barreto, foi decidida há mais de um ano com o Executivo já em gestão corrente.
Com pedidos que já tinham mais de três anos de espera burocrática, e a existência de vários projectos para o mesmo ponto de ligação, inconciliáveis com a limitada capacidade da rede, o ministro procurou critérios de desempate, como a data de entrada dos pedidos, a apresentação do projecto de investimento e, no limite, a política nacional de energia, um critério político que procura reforçar sobretudo a EDP para concorrer com as competidoras espanholas no Mibel (mercado ibérico de electricidade).