Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da REN defende privatizacao acima dos 50%

José Penedos está contra a decisão do Governo de colocar no mercado apenas 20% do capital da Rede Eléctrica Nacional (REN), afirmou hoje na Think'Nomics - Portugal empreendedor.

02 de Novembro de 2006 às 17:33
  • ...

José Penedos está contra a decisão do Governo de colocar no mercado apenas 20% do capital da Rede Eléctrica Nacional (REN), afirmou hoje na Think"Nomics - Portugal empreendedor.

O presidente da REN lembrou que "a privatização estava agendada para Novembro e já estamos em Novembro"

O responsável acredita que o Estado "não tem de ser predominantemente maioritário para controlar a empresa, mas o Governo entende de forma diferente".

Para justificar este argumento, Penedos deu como exemplo o caso da congénere espanhola REE em que o estado espanhol detém apenas 20% do capital da empresa controlando-a por via da regulação sectorial e através dos contratos de concessão.

A REN tem em curso um plano de investimentos superior a mil milhões de euros até 2010 que "visa responder á necessidade de densificação do território a nível nacional e também de interligação com Espanha em termos de capacidade de transporte de energia".

Penedos esclareceu que este plano de investimentos "não contempla nada do sector do gás mas apenas electricidade", salientado que o plano de investimentos para o sector do gás vai ter de ser feito rapidamente mas para isso "é preciso estar concluído o processo de regulação deste sector".

"Se a privatização acontecer este mês nada vai ficar definido quanto ao gás. Se for para o ano, já estará tudo definido".

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio