Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente do IAPMEI demite-se e é substituído por Luís Pratas Guerreiro

O ministro da Economia e do Mar promoveu o seu adjunto, Luís Pratas Guerreiro, a presidente da Agência para Competitividade e Inovação. As mexidas de Costa Silva deverão estender-se às sociedades financeiras e de garantia mútua.

O IAPMEI, liderado por Francisco Sá, lançou o MAP em “edição zero”.
D.R.
26 de Janeiro de 2023 às 16:24
  • ...

Francisco Sá (na foto), presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, apresentou esta quinta-feira a sua demissão junto do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Francisco Sá ocupava o cargo em regime de substituição desde fevereiro de 2021, mas pertencia aos quadros da agência desde 1984, tendo assessorado a direção do empreendedorismo e inovação entre 2015 e 2017.

A demissão, sabe o Negócios, foi forçada pelo ministro da Economia. Segundo informações obtidas junto de fontes próximas do processo, António Costa Silva prepara-se para fazer uma “limpeza” na estrutura diretiva do IAPMEI e noutros organismos tutelados pela Economia. “Só quem tiver comissões que imponham indemnização é que acabará por ficar na agência”, asseguram os mesmos interlocutores. Francisco Sá será substituído no cargo de presidente do conselho diretivo do IAPMEI por Luís Pratas Guerreiro, até agora adjunto de Costa Silva.

Da Partex a adjunto até chegar ao IAPMEI

O Ministério da Economia e do Mar, em comunicado, descreve Luís Pratas Guerreiro como um “gestor sénior com experiência no desenvolvimento de estratégias para a promoção e implementação de novos negócios, gestão de parcerias internacionais, avaliações técnicas e económicas de projetos”.

Licenciado em Engenharia de Minas, o novo líder do IAPMEI é um homem de confiança de António Costa Silva, tendo sido diretor de Exploração e Novos Negócios (2010-2021) e coordenador de Caracterização de Reservatórios (2004-2010) na Partex Services Portugal, a petrolífera que pertenceu à Fundação Calouste Gulbenkian e foi liderada pelo agora ministro da Economia até ser vendida à empresa pública tailandesa PTT Exploration and Production.

A razão invocada para a saída de Francisco Sá, apontada no referido comunicado, é a de que a mesma acontece “na sequência do pedido de cessação de funções apresentado” pelo próprio.

Além desta mexida no IAPMEI, o ministro deverá também intervir nas sociedades financeiras e nas de garantia mútua, procedendo a alterações nas estruturas de liderança.

Fora deste âmbito mas igualmente de saída está o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio externo de Portugal, cuja tutela é partilhada entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia e Finanças. Luís Castro Henriques tornou pública a sua saída em setembro do ano passado e o seu mandato terminou no final de 2022. No entanto, até agora, os três ministérios ainda não anunciaram a identidade do seu sucessor.

 

O novo líder do IAPMEI trabalhou com o ministro da Economia na Partex.
Ver comentários
Saber mais Negócios Francisco Sá António Costa Silva IAPMEI demissão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio