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Prejuízos da Media Capital diminuem 60% até Setembro (act.)

Os prejuízos do grupo de comunicação social Media Capital registaram uma diminuição de 59% nos primeiros nove meses deste ano, para 8,4 milhões de euros. O resultado operacional passou para 8,4 milhões e o EBITDA melhorou 27%.

28 de Outubro de 2004 às 17:56
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Os prejuízos do grupo de comunicação social Media Capital registaram uma diminuição de 59% nos primeiros nove meses deste ano, de 20,5 milhões de euros para 8,4 milhões de euros. O resultado operacional passou 268 mil euros para 8,4 milhões e o EBITDA melhorou 27%, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, a Media Capital anunciou uma quebra dos prejuízos relativos aos primeiros nove meses de 2004, para 8,4 milhões de euros, influenciados pelo «encaixe relacionado com a oferta global de acções», decorrente da OPV concluída no dia 2 de Abril deste ano.

Entre Janeiro e Setembro deste ano a companhia obteve um EBITDA, ou «cash flow» operacional de 28,694 milhões de euros, mais 27% do que em igual período do ano passado, e resultados operacionais de 8,417 milhões de euros, o que contrasta com 268 mil euros um ano antes.

A administração da companhia de media adianta que os custos e perdas financeiros caíram 24%, «principalmente» devido à redução de 37% (3,4 milhões de euros) dos juros e outros custos relacionados, «na sequência da redução da dívida total após a Oferta Pública de Venda (OPV)», que passou de 221 milhões de euros em Dezembro de 2004 para 139 milhões de euros no final de Setembro passado.

O desagravamento de 34%, para 120,353 milhões de euros verificado no montante do empréstimo sindicado, decorrente do encaixe da OPV, foi contudo «compensado por aumentos de dívida», associados com a compra da Rádio XXI, por 4,8 milhões de euros, e por «pagamentos relacionados com aquisições de períodos anteriores», em 5,8 milhões de euros.

Proveitos televisivos aumentam 12%

No total os proveitos operacionais da Media Capital ascenderam a 156,308 milhões de euros, o que representa mais 11% face a igual período de 2003.

A televisão continua a ser a mais rentável área de negócio do grupo, actividade que representou um volume de negócios de 105,232 milhões de euros, mais 12% do que nos primeiros nove meses do ano passado. O EBITDA desta área de negócios aumentou 17%, para 27,596 milhões de euros.

As receitas publicitárias da TVI aumentaram 8%, para 89,464 milhões de euros.

Já na área de negócio da rádio, a Media Capital obteve proveitos operacionais de 10,374 milhões de euros, mais 21% do que um ano antes, com o EBITDA a melhorar 90%, para 1,138 milhões de euros.

A Media Capital Outdoor, empresa que agrega a actividade de publicidade em cartazes do grupo, registou proveitos operacionais de 14,54 milhões de euros. O EBITDA foi de 2,542 milhões, mais 275% do que há um ano.

Mercado publicitário deverá crescer entre 7,5% e 10%

A administração da Media Capital estima que o mercado publicitário registe um crescimento de 7,5% a 10%, prevendo que no caso da rádio e dos cartazes o aumento próprio deverá ser acima do obtido em geral.

A empresa deverá realizar um investimento de capital (capex) de manutenção equivalente a 3 a 4% dos proveitos, devendo a margem do EBITDA total consolidado ascender entre 21% a 22%.

Na televisão, a Media Capital espera «manter as quotas de mercado na TVI» e obter uma margem de EBITDA de 30%.

As acções da Media Capital [mcp] encerraram a avançar 2,96% para 5,22 euros.

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