Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços da produção industrial sobem 2% em agosto pelo segundo mês consecutivo

A variação mensal do índice foi nula, revela ainda o Instituto Nacional de Estatística (INE). O setor da energia continua a ser o que mais contribui para a variação.

O escoamento de stocks está a prejudicar a produção industrial e as empresas não antecipam melhorias. Embora as famílias se mostrem mais otimistas, consumo deve ficar perto de zero.
Paulo Duarte
18 de Setembro de 2024 às 11:48
  • ...

Os preços da produção industrial subiram, pelo segundo mês consecutivo, 2% em agosto face ao mesmo mês do ano anterior. Já em relação a julho, a subida foi de 0,1 pontos percentuais (p.p.).

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, excluindo o setor da energia, cujos preços abrandaram para 1,5%, os preços no total da indústria somaram 2%, face aos 1,7% do mês anterior. 

No que toca aos preços dos bens intermédios e bens de consumo, estes registaram aumentos de 1,7% e 3,2%, respetivamente, em relação aos mesmos meses do ano passado - uma subida de 0,5% e 0,2% face a julho. 

O aumento de preços deu-se também no setor das indústrias transformadoras, com um avanço de 1%, um contributo de 0,9 pontos percentuais para a variação do índice total.

Já o setor de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio contribuiu 1 ponto percentual para o agregado, devido à subida de 3,7% registada para uma variação de 11,1%.

Em agosto, a variação mensal do índice foi nula, de acordo com o INE, à semelhança do que foi registado no período homólogo. "Esta variação resultou de crescimentos na energia (0,6%), bens de consumo e de investimento (ambos com variações em cadeia de 0,1%), anulados pelo decréscimo de 0,4% observado nos bens intermédios", detalha o gabinete de estatística.

Excluindo o setor da energia, o índice diminuiu 0,1%.

Ver comentários
Saber mais Produção industrial Preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio