Notícia
Portugal-Holanda gera pico de movimento aéreo nos céus portugueses
A NAV Portugal, entidade que gere o espaço aéreo português, prevê cerca de 450 movimentos aéreos para o aeroporto de Lisboa quarta-feira, dia em que Portugal e Holanda disputam uma das meias-finais do Euro2004, disse hoje um porta-voz do organismo, citado
A NAV Portugal, entidade que gere o espaço aéreo português, prevê cerca de 450 movimentos aéreos para o aeroporto de Lisboa quarta-feira, dia em que Portugal e Holanda disputam uma das meias-finais do Euro2004, disse hoje um porta-voz do organismo, citado pela Agência Lusa.
Num dia normal, explicou a mesma fonte, o aeroporto de Lisboa realiza cerca de 300 movimentos (aterragens, descolagens e sobrevoos) por dia, número que subiu para uma média de 400 movimentos/dia desde que começou o Euro2004.
Segundo o porta-voz da NAV, a entidade prevê igualmente picos de movimento para quinta-feira (dia seguinte à meia-final Portugal- Holanda, no estádio José de Alvalade, em Lisboa) e para 05 de Julho, um dia após a final do Euro2004, que se disputará no estádio da Luz, também na capital.
A NAV não apresentou números para estes dois dias pois, segundo explicou a mesma fonte, tudo dependerá das equipas apuradas para a final do campeonato europeu de futebol.
Por outro lado, explicou, as companhias aéreas podem «resubmeter os planos de voo com 48 horas de antecedência».
Apesar da previsão de maior tráfego aéreo para quarta e quinta-feira, bem como para 05 de Julho, a NAV acredita que ficará por bater o recorde de 13 de Junho, quando só em Lisboa foram registados 550 movimentos.
A NAV registou desde o início da Operação Euro2004, a 10 de Junho, 32.943 movimentos no Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, sendo que 18.578 se referem unicamente a aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo português sem aterrar ou descolar.
Quanto a aterragens e descolagens nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Cascais, a NAV fez 13.925 movimentos, tendo-se verificado unicamente dois incidentes de maior gravidade.