Notícia
Portugal gera 2% das exportações mundiais de calçado
Portugal é o 11º maior exportador mundial de calçado, com uma quota de 2%, o que corresponde a mais de 1,2 mil milhões de euros, numa lista que é indubitavelmente liderada pela China. Números que constam de um inédito relatório à escala planetária agora lançado pela associação portuguesa do sector (APICCAPS).
Chama-se World Footwear Yearbook e é apresentado pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado) como um inédito relatório à escala planetária que analisa os grandes movimentos da fileira do calçado a nível mundial, tanto em quantidade como em valor, e a evolução dos principais “players” mundiais neste sector.
“Esta publicação pretende analisar a situação do sector do calçado a nível mundial nas diversas variáveis (produção, exportações, importações e consumo) e avaliar o posicionamento estratégico dos diversos ‘players’ sectoriais. Adicionalmente, esta publicação apresenta uma caracterização da indústria/mercado de calçado em várias dezenas de países”, explica a APICCAPS.
A primeira edição do World Footwear Yearbook, que resulta de um trabalho efectuado pelo gabinete de estudos com a Universidade Católica, está a ser distribuída à escala mundial no decorrer do mês de Setembro, nomeadamente nos principais eventos internacionais do sector, assim como por “direct mailing”.
Principais conclusões do relatório traçadas pela APICCAPS: pela primeira vez, a produção mundial de calçado ultrapassa a barreira dos 20 mil milhões de pares. A China reforçou o papel de principal protagonista do sector no plano internacional, assegurando 62,4% da produção, o equivalente a 12,597 milhões de pares em 2010. No total, o continente asiático assegura 87% da produção de calçado a nível mundial.
Os números das exportações de calçado a nível mundial ascendem a 13 mil milhões de pares no valor de 85 mil milhões de dólares, o que representou em 2010 um acréscimo de 12% relativamente ao ano anterior. Também a este nível, a China lidera destacadamente, com uma quota de mercado, em quantidade, de 73,4% (o equivalente a 9,930 milhões de pares de calçado exportados em 2010). Em valor, porém, o peso relativo da China é substancialmente menor, o equivalente a apenas 38,5% do total.
Numa análise aos principais protagonistas do sector a nível mundial, no domínio das exportações em valor, surgem, no top15, 9 países europeus entre os quais Itália, Espanha e Portugal. No segmento de calçado de couro, por exemplo, estes três países assumem uma quota de 23% de todo o calçado exportado a nível mundial.
De realçar que, nos últimos dez anos, todas as regiões, à excepção da América do Sul, registaram acréscimos de forma significativa o valor das suas exportações.
É igualmente ao nível do preço médio do calçado exportado que os países europeus mais se destacam. Itália (39,51 dólares por par de calçado exportado), França (28,31 dólares) e Portugal (25,90 dólares) aparecem nos três primeiros lugares. A China aparece já na cauda da tabela, com um preço médio de exportação de 3,39 dólares por cada par exportado.
Ao nível do consumo, os dois países mais populosos do mundo (China e índia) representam respectivamente, 15,2% e 11,7% do total mundial em quantidade. Destaca-se, porém, o mercado dos EUA que, apesar de ter um número muito inferior de consumidores, regista a segunda posição no top mundial com uma quota de 13,4% do total mundial de 2010, maior apenas a China.
Ao nível das importações, sobressai a Europa. Com efeito, este continente é o mercado mais dinâmico, absorvendo 43% dos pares de calçado importados em todo o mundo. Fora da Europa, destacam-se países como os EUA e o Japão, representado, respectivamente, 24,8% e 6,5% das importações mundiais de calçado em quantidade.
“Esta publicação pretende analisar a situação do sector do calçado a nível mundial nas diversas variáveis (produção, exportações, importações e consumo) e avaliar o posicionamento estratégico dos diversos ‘players’ sectoriais. Adicionalmente, esta publicação apresenta uma caracterização da indústria/mercado de calçado em várias dezenas de países”, explica a APICCAPS.
Principais conclusões do relatório traçadas pela APICCAPS: pela primeira vez, a produção mundial de calçado ultrapassa a barreira dos 20 mil milhões de pares. A China reforçou o papel de principal protagonista do sector no plano internacional, assegurando 62,4% da produção, o equivalente a 12,597 milhões de pares em 2010. No total, o continente asiático assegura 87% da produção de calçado a nível mundial.
Os números das exportações de calçado a nível mundial ascendem a 13 mil milhões de pares no valor de 85 mil milhões de dólares, o que representou em 2010 um acréscimo de 12% relativamente ao ano anterior. Também a este nível, a China lidera destacadamente, com uma quota de mercado, em quantidade, de 73,4% (o equivalente a 9,930 milhões de pares de calçado exportados em 2010). Em valor, porém, o peso relativo da China é substancialmente menor, o equivalente a apenas 38,5% do total.
Numa análise aos principais protagonistas do sector a nível mundial, no domínio das exportações em valor, surgem, no top15, 9 países europeus entre os quais Itália, Espanha e Portugal. No segmento de calçado de couro, por exemplo, estes três países assumem uma quota de 23% de todo o calçado exportado a nível mundial.
De realçar que, nos últimos dez anos, todas as regiões, à excepção da América do Sul, registaram acréscimos de forma significativa o valor das suas exportações.
É igualmente ao nível do preço médio do calçado exportado que os países europeus mais se destacam. Itália (39,51 dólares por par de calçado exportado), França (28,31 dólares) e Portugal (25,90 dólares) aparecem nos três primeiros lugares. A China aparece já na cauda da tabela, com um preço médio de exportação de 3,39 dólares por cada par exportado.
Ao nível do consumo, os dois países mais populosos do mundo (China e índia) representam respectivamente, 15,2% e 11,7% do total mundial em quantidade. Destaca-se, porém, o mercado dos EUA que, apesar de ter um número muito inferior de consumidores, regista a segunda posição no top mundial com uma quota de 13,4% do total mundial de 2010, maior apenas a China.
Ao nível das importações, sobressai a Europa. Com efeito, este continente é o mercado mais dinâmico, absorvendo 43% dos pares de calçado importados em todo o mundo. Fora da Europa, destacam-se países como os EUA e o Japão, representado, respectivamente, 24,8% e 6,5% das importações mundiais de calçado em quantidade.