Notícia
Portugal na cauda da UE com apenas 18% das empresas a venderem online em 2022
Empresas portuguesas ficam bastante abaixo da média da UE em termos de vendas feitas através da Internet. Lituânia, Suécia e Dinamarca figuram na frente do pelotão.
Apenas 18% das empresas em Portugal realizaram vendas "online" em 2022, um dos valores mais baixos entre os países da União Europeia (UE), revelam dados publicados, esta segunda-feira, pelo Eurostat.
Olhando para o mapa do bloco dos 27, o "campeão" foi a Lituânia, onde 38,9% das empresas venderam online no ano de 2022, seguindo-se a Suécia (com 38,1%) e a fechar o pódio a Dinamarca (com 36,7%).
Já Portugal figura na cauda da UE, em "ex aequo" com a Polónia, com um desempenho apenas superior ao registado pela Bulgária (15,1%), Luxemburgo (13,4%) e Roménia (12,9%).
Na UE a média de empresas, com mais de 10 trabalhadores, que realizou vendas online em 2022 situou-se em 22,9%, traduzindo uma subida de 0,1 pontos percentuais en relação a 2021 e de 6,5 pontos percentuais face a 2012 (16,4%).
Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a percentagem de empresas que realizaram vendas pela Internet varia significativamente consoante a sua dimensão. Em 2022, correspondeu a 45,9% no caso das grandes empresas da UE, a 30,2% nas médias e a 20,8% nas pequenas.
Olhando para o mapa do bloco dos 27, o "campeão" foi a Lituânia, onde 38,9% das empresas venderam online no ano de 2022, seguindo-se a Suécia (com 38,1%) e a fechar o pódio a Dinamarca (com 36,7%).
Já Portugal figura na cauda da UE, em "ex aequo" com a Polónia, com um desempenho apenas superior ao registado pela Bulgária (15,1%), Luxemburgo (13,4%) e Roménia (12,9%).
Na UE a média de empresas, com mais de 10 trabalhadores, que realizou vendas online em 2022 situou-se em 22,9%, traduzindo uma subida de 0,1 pontos percentuais en relação a 2021 e de 6,5 pontos percentuais face a 2012 (16,4%).
Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a percentagem de empresas que realizaram vendas pela Internet varia significativamente consoante a sua dimensão. Em 2022, correspondeu a 45,9% no caso das grandes empresas da UE, a 30,2% nas médias e a 20,8% nas pequenas.