Notícia
Um quarto dos portugueses faz compras online uma vez por semana
Estudo que avalia tendências de compra em 18 países mostra um equilíbrio entre o online e as lojas físicas. Consumidores portugueses enquadram-se na metade mais tradicional, apesar de as duas gerações mais jovens já mostrarem preferência pelas plataformas de comércio eletrónico.
Um quarto dos portugueses (26%) faz compras através da internet uma vez por semana, ou seja, mais 4% do que no último trimestre de 2022, diz um estudo da Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global, que sinaliza que a escolha dos consumidores pelos canais online tem registado um crescimento nos últimos três anos.
Segundo a mais recente edição do "Shopping Pulse", que avalia as principais tendências de compra de mais de 19.000 consumidores de 18 países a nível mundial, em Portugal, os canais online têm conquistado em especial a Gen Z (nascidos entre 1996 e 2010) e os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), representando 36% em ambos os casos.
"Estes dois grupos têm mostrado uma preferência crescente pela experiência de compras online, impulsionada pela conveniência, variedade de produtos e facilidade de comparação de preços, com 35% dos Millennials a comprar online pelo menos uma vez por semana, mais 5% que no ultimo trimestre do ano passado", refere a Klarna, em comunicado enviado às redações.
Com efeito, também a Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) e os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) começam a revelar uma migração para os canais online, à medida que vão estando mais familiarizados com os avanços tecnológicos, embora ainda demonstrem uma preferência pela loja física.
Em termos genéricos, o estudo revela que quase metade dos portugueses adquire produtos que viu nas redes sociais (42%), embora a maioria ainda prefira comprar em loja. Mais de metade dos portugueses (53%) já faz as suas compras através do "smartphone", mais 10% que a média global, sendo o Instagram a rede social preferida de 57% para adquirir produtos online.
A experiência de compra ainda é considerada pelos portugueses mais agradável em loja física. No entanto, vemos que cada vez mais portugueses fariam todas as suas compras online, se tivessem de escolher, refere a Klarna, apontando que, no segundo trimestre deste ano, 41% preferia comprar apenas online, mais 3% que no final de 2022.
Na hora de pagar, os consumidores portugueses acompanham o comportamento global, dando preferência ao método Buy Now Pay Later (61%) em detrimento do cartão de crédito (20%), segundo o mesmo estudo.
A nível global assiste-se a uma "fase de equilíbrio", assinala a Klarna, já que em metade dos países analisados há já uma preferência pela compra online, mas na outra metade, ainda prevalece o método de compra mais tradicional. Os consumidores portugueses enquadram-se nesta última, apesar de as duas gerações mais jovens já mostrarem preferência pelas plataformas de comércio eletrónico.
Segundo a mais recente edição do "Shopping Pulse", que avalia as principais tendências de compra de mais de 19.000 consumidores de 18 países a nível mundial, em Portugal, os canais online têm conquistado em especial a Gen Z (nascidos entre 1996 e 2010) e os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), representando 36% em ambos os casos.
Com efeito, também a Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) e os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) começam a revelar uma migração para os canais online, à medida que vão estando mais familiarizados com os avanços tecnológicos, embora ainda demonstrem uma preferência pela loja física.
Em termos genéricos, o estudo revela que quase metade dos portugueses adquire produtos que viu nas redes sociais (42%), embora a maioria ainda prefira comprar em loja. Mais de metade dos portugueses (53%) já faz as suas compras através do "smartphone", mais 10% que a média global, sendo o Instagram a rede social preferida de 57% para adquirir produtos online.
A experiência de compra ainda é considerada pelos portugueses mais agradável em loja física. No entanto, vemos que cada vez mais portugueses fariam todas as suas compras online, se tivessem de escolher, refere a Klarna, apontando que, no segundo trimestre deste ano, 41% preferia comprar apenas online, mais 3% que no final de 2022.
Na hora de pagar, os consumidores portugueses acompanham o comportamento global, dando preferência ao método Buy Now Pay Later (61%) em detrimento do cartão de crédito (20%), segundo o mesmo estudo.
A nível global assiste-se a uma "fase de equilíbrio", assinala a Klarna, já que em metade dos países analisados há já uma preferência pela compra online, mas na outra metade, ainda prevalece o método de compra mais tradicional. Os consumidores portugueses enquadram-se nesta última, apesar de as duas gerações mais jovens já mostrarem preferência pelas plataformas de comércio eletrónico.