Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto recebe mega congresso de cervejeiros em 2015

O evento vai acontecer em Maio e deverá atrair mais de 500 participantes estrangeiros. A organização destaca o impacto económico para a cidade, estimando que cada visitante gastará perto de dois mil euros.

Correio da Manhã
04 de Dezembro de 2014 às 17:34
  • ...

O 35.º Congresso Europeu de Cervejeiros vai decorrer no edifício da Alfândega, no Porto, entre 24 e 28 de Maio do próximo ano. O evento anual da "Brewers of Europe" deverá receber entre 500 e 600 especialistas do sector, sendo 95%  deles provenientes do estrangeiro. A Mundiconvenius foi a agência escolhida pela Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APVC) para a organização.

 

Segundo adiantou ao Negócios a directora-geral da empresa, este tipo de realizações "tem habitualmente como consequência directa o retorno imediato dos gastos por congressista que se situam, segundo as estatísticas europeias, em cerca de 1.500 euros por congressista", o que inclui a inscrição, viagem, alojamento e todas as despesas ao nível de restauração, visitas e transporte na cidade.  No caso do congresso da EBC, Luísa Teixeira coloca "a fasquia um pouco mais alta", podendo atingir os 2.000 euros por participante.

 

"A hipótese de trazer o evento para Portugal surgiu no âmbito das pesquisas feitas pela Mundiconvenius para candidatura a este tipo de organizações. Contactámos o Dr. Pires de Lima [ministro da Economia], que nos indicou a APCV para desenvolvimento do processo, o que aconteceu de forma muito satisfatória, resultando numa candidatura aceite", detalhou Luísa Teixeira. A empresa portuguesa levou a melhor sobre duas concorrentes internacionais e suportará um investimento que ronda os 400 mil euros.

 

Este congresso tem o formato habitual neste tipo de eventos, incluindo sessões plenárias e "worshops", assim como a apresentação de comunicações e "posters". Incluirá ainda visitas técnicas a fábricas e empresas do sector, para além de "uma substancial actividade social" com passeio no rio Douro, visita a museus da cidade e ainda um jantar de gala no Palácio da Bolsa, detalhou a organizadora.

 

A indústria cervejeira portuguesa conta com seis fábricas no continente e nas ilhas, sendo dominada pelos grupos Unicer, Sociedade Central de Cervejas, Font Salem Portugal, ECM – Empresa de Cervejas da Madeira e Fábrica de Cervejas e Refrigerantes João Melo Abreu (Açores). As maiores empresas convivem com perto de uma dezena de microcervejeiras, que nasceram nos últimos anos. Em 2013 foram produzidos em Portugal 7.323 mil hectolitros de cerveja, o que representou uma quebra de 8,3% face a 2012, tendo o sector pago 226 milhões de euros em impostos, segundo dados oficiais.

Ver comentários
Saber mais Cerveja Porto congresso turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio