Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB das viagens e turismo reduzido em 3,6% em 2009

O Produto Interno Bruto das viagens e turismo irá reduzir em 3,6%, no corrente ano, depois da indústria se ter "deteriorado significativamente a partir do segundo semestre do ano passado", de acordo com as últimas estimativas do World Travel & Tourism Council (WTTC), apresentadas hoje em Berlim no ITB.

12 de Março de 2009 às 15:55
  • ...
O Produto Interno Bruto das viagens e turismo irá reduzir em 3,6%, no corrente ano, depois da indústria se ter “deteriorado significativamente a partir do segundo semestre do ano passado”, de acordo com as últimas estimativas do World Travel & Tourism Council (WTTC), apresentadas hoje em Berlim no ITB.

O WTTC não só está pessimista quanto ao corrente ano, como espera que em 2010 a indústria se mantenha fraca, “com um crescimento marginal de menos que 0,3%”, em termos de PIB.

Nas previsões anteriores, o WTTC apontava para uma contracção de 3,3% em 2009, com a mesma perspectiva para 2010.

“O facto dos custos de combustível estarem mais baixos vai fazer diferença”, diz Jean-Claude Baumgartem CEO do WTTC, citado em comunicado, no entanto refere que o facto da recessão se ter proliferado de uma forma generalizada faz com que seja “inevitável que as viagens e o turismo sejam afectadas”.

A contribuição das viagens e do turismo para o PIB mundial também irá ser reduzida, passando de 9,6% em 2008, para cerca de 9% em 2010.

A indústria deverá crescer 4% por ano, durante os próximos 10 anos.

“A redução de postos de trabalho será significativa, atingindo os 10 milhões de trabalhadores nos próximos dois anos”, diz o director da Oxford Economics, parceiro do WTTC, Adrian Cooper.

Em 2019, as viagens e o turismo irá empregar 275 milhões de trabalhadores, representando 8,4% do total do emprego a nível mundial.

Outras das aéreas afectadas este ano serão o investimento nesta indústria, bem como as viagens empresariais. O investimento nas viagens e turismo cairá 5%, em 2009 e mais 1,25% em 2010.

Baumgarten conclui que “olhando para lá da crise, esta indústria terá um papel importante no crescimento da economia e na criação de emprego”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio