Notícia
Petrobrás procura aliança com Cepsa para a refinação
A Petrobrás está à procura de uma aliança industrial com a espanhola Cepsa para o sector da refinação.
A Petrobrás está à procura de uma aliança industrial com a espanhola Cepsa para o sector da refinação.
Segundo uma notícia do jornal Expansíon, a petrolífera brasileira quer aumentar a sua capacidade de refinação fora da América Latina.
A parceria com a Cepsa pode passar por um acordo para venda de petróleo por parte da Petrobrás ou mesmo pela tomada de uma participação no negócio de refinação da segunda petrolífera espanhola, avança o Expansíon.
A Petrobrás já tem um acordo de venda de petróleo à Galp Energia e no passado foram analisadas possibilidades de parcerias entre a petrolífera brasileira e a congénere portuguesa para a área da refinação.
O mercado português tem sido visto como uma provável porta de entrada da Petrobrás no mercado europeu de refinação e distribuição. E a hipótese de cooperação no sector industrial entre as duas empresas, que são parcerias na exploração de petróleo no Brasil, já foi referida pelo presidente executivo da Galp, Marques Gonçalves.
A companhia brasileira prevê investir 87,1 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para expandir a sua capacidade de refinação de forma a responder ao reforço da produção de crudes pesados.