Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paul Desmarais oferece melhores retornos do que Warren Buffett

O multimilionário canadiano Paul Desmarais, com 82 anos, está a superar o norte-americano Warren Buffett em matéria de retornos, uma vez que os seus negócios energéticos estão a ter melhor desempenho do que a Berkshire Hathaway do célebre investidor de Omaha.

Negócios negocios@negocios.pt 30 de Julho de 2009 às 13:25
O multimilionário canadiano Paul Desmarais, com 82 anos, está a superar o norte-americano Warren Buffett em matéria de retornos, uma vez que os seus negócios energéticos estão a ter melhor desempenho do que a Berkshire Hathaway do célebre investidor de Omaha.

Buffett construiu a Berkshire Harhaway ao longo de várias décadas, a partir de uma fabricante têxtil que tinha entrado em processo de falência, transformando-a numa poderosa empresa com uma enorme diversificação das áreas de negócio, desde os seguros ao fabrico de doçaria.

Desmarais começou com uma linha de autocarros dos arredores de Ontário, em 1951 e agora ele e a sua família controlam a Power Corporation of Canada, uma holding sedeada em Montreal. Os filhos de Paul, Paul Jr. Com 54 anos e André com 52, são co-CEO da empresa. Em conjunto, os dois irmãos gerem um enorme império, que se estende de Denver a Genebra, passando por Hong Kong, salienta a Bloomberg.

E é este império que está a render tanto à família Desmarais. A Power Corp. detém 66% da Power Financial Corp., uma rede de empresas norte-americanas de seguros e de gestão de activos com receitas de 32,7 mil milhões de dólares USD em 2008.

Em 2007, Desmarais comprou à Marsh & McLennan Companies a Putnam Investments, uma gestora de fundos de investimento, sedeada em Boston e que estava a revelar um fraco desempenho. O acordo, no valor de 3,9 mil milhões de dólares, foi fechado dois meses antes de o índice Standard & Poor’s 500 ter atingido um pico, em Outubro de 2007. O maior desafio da Power Financial é conseguir levar a cabo os planos de renovar a Putnam, para que seja um marco da expansão nos Estados Unidos, refere a Bloomberg.

Na Europa, a família Desmarais tem uma parceria com Albert Frère, um dos homens mais ricos da Bélgica, há quase duas décadas. Em conjunto, detêm participações na Total, na Lafarge e na GDF Suez, sublinha a Bloomberg, salientando que Paul Jr. É administrador nessas três empresas. Desmarais gere também uma “private equity” francesa, chamada Sagard Private Equity Partners. Na China, o multimilionário detém 4,3% da Citic Pacific.

Quem investiu na Power Corp. nos 15 anos que decorreram entre 1993 e 2008 teve maiores retornos do que quem aspostou na compra de acções da Berkshire Hathaway, segundo os dados compilados pela Bloomberg. Nesse período, o retorno médio anual da Power Corp foi de 14,5% (incluindo dividendos reinvestidos), ao passo que o da Berkshire (que não paga dividendos) foi de 14,1%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio