Notícia
Parpública faz reembolso antecipado de dívida
A "holding" que gere as participações do Estado anunciou que efectuou esta sexta-feira o reembolso antecipado da totalidade do capital em dívida do empréstimo sindicado contraído junto do BST, BCP, BES e CGD.
A Parpública reembolsou antecipadamente, esta sexta-feira, a totalidade do capital em dívida do empréstimo sindicado contraído junto do BST, do BCP, do BES (actual Novo Banco) e da CGD, informou a gestora de participações do Estado em comunicado à CMVM.
Foram igualmente cancelados, nesta data, os instrumentos de cobertura de taxa de juro que lhe estavam associados, acrescenta o documento.
Estas operações envolveram o pagamento de um valor global de 757,5 milhões de euros, diz ainda o comunicado da empresa liderada por Miguel Cruz (na foto).
O empréstimo em causa tinha sido contraído em 2013 pela Parpública, atingindo a maturidade em 2042 – pelo que a sua amortização foi antecipada em 24 anos.
Com este reembolso antecipado, "a dívida da Parpública, que em 2017 registou uma significativa redução de cerca de 25% (quase mil milhões de euros), irá prosseguir a sua trajectória descendente, neste caso concomitantemente com a redução do crédito que esta holding detém sobre o Estado", conclui o comunicado.