Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pagamentos Visa aumentam 15% na Europa em 2002

O consumo com cartões Visa aumentou 14,8% em toda a Europa, atingindo cerca de 775 mil milhões de euros em pagamentos, revelou hoje o presidente da Visa Europa em conferência de imprensa.

20 de Março de 2003 às 13:28
  • ...
O consumo com cartões Visa aumentou 14,8% em toda a Europa, atingindo cerca de 775 mil milhões de euros em pagamentos, revelou hoje o presidente da Visa Europa em conferência de imprensa.

O valor médio por transacção é de 69,20 euros e representa uma subida de 2,1% face a 2001.

O número de transacções no ponto de venda subiu 13,3% para os 8,2 mil milhões. Já o montante total da facturação nesse mesmo ponto de venda aumentou 14,3% para os 494,1 milhões de euros.

A empresa, que estima duplicar estes valores até 2007, adianta que a quota de mercado subiu de 1,5% em 1990 para 8% em 2002, na Europa.

«A Visa continua a ser a forma preferida de pagamento, na Europa, substituindo o dinheiro e os cheques», garantiu o presidente da Visa Europa, Hans van der Velde, durante a apresentação de resultados anuais.

O uso do cartão Visa nas vendas a retalho conta com quase 9% de gastos pessoais de consumo, «que a Visa anseia duplicar em 2007», anuncia o responsável.

Os cartões de débito registaram um aumento de 13,8% no volume de transacções no ponto de venda, atingindo 304,8 mil milhões de euros.

Já os cartões de crédito conseguiram um crescimento de 8,8% no número de cartões emitidos, alcançando os 211,7 milhões de euros.

Utilização de serviços «online» dispara; novas medidas de segurança

As vendas de «e-commerce» cresceram 100%, no último trimestre de 2002, quando comparadas com o período homólogo.

«Este facto transforma a Europa na exportadora do negócio da Internet e, com a introdução de novas medidas de segurança, a confiança dos consumidores continuará a crescer», acredita Hans van der Velde.

Para evitar as recorrentes situações de fraude, a empresa vai avançar com um conjunto de novos mecanismos de segurança em que se destacam o «Verified by Visa», a inclusão de um «chip» nos cartões e PIN (número de identificação pessoal).

O sistema «Verified by Visa» consiste no estabelecimento de um protocolo entre o utilizador e o banco, que serve para o proteger de fraudes.

Em concreto, quando o utilizador efectua uma compra na Internet, salta uma caixa «pop up» que o obriga a colocar uma «password», sem a qual não consegue realizar a operação, e que o negociante nunca conhece.

A Visa estima que a maioria dos cartões Visa serão, em 2005, cartões «chip» com um PIN de verificação, em vez de assinaturas.

Em paralelo, a empresa esperar duplicar o «share» de gastos pessoais em 2007. Até ao final deste ano, esperam chegar aos 230 milhões de cartões, num total de 880 mil milhões de euros em pagamentos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio