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Os consumidores estão a mudar mas os empresários não os acompanham

As empresas continuam a aplicar soluções tradicionais para satisfazer as necessidades modernas. Quem perde é o consumidor. Mas principalmente as empresas, que não o compreendem.

Investimento cai a pique e já pesa menos de 20% na economia
22 de Fevereiro de 2013 às 18:26
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Os consumidores estão a mudar mas as empresas não têm capacidade para aproveitar essas alterações em seu benefício, conclui um estudo da Accenture.

 

83% dos entrevistados que responderam ao relatório intitulado “Energizing Global Growth” indicaram que reconhecem que a mudança dos hábitos do consumo é uma oportunidade, mas uma percentagem idêntica (80%) diz que as empresas não estão a aproveitar essas oportunidades.

 

“As empresas precisam de estar um passo à frente do consumidor para serem bem-sucedidas no mundo. Muitas empresas vão admitir que estão um passo atrás”, comenta, no mesmo estudo, Mark Spelman, director na Accenture.

 

Um dos problemas apontados no estudo da consultora é a de que as empresas tentam “aplicar modelos de negócios tradicionais a uma realidade mais complexa e mais fragmentada”. Essa não é a forma de conseguir crescer em economias desenvolvidas com um crescimento lento ou em economias emergentes que mostram sinais de abrandamento. Porque a economia pode não crescer, mas os hábitos de consumo mudam à mesma.

 

“As empresas precisam de perceber as tendências de consumo emergentes e, depois, investir selectivamente para estimular o crescimento e o consumo. Os governos têm aqui um papel a desempenhar. Devem criar, de uma forma activa, a infra-estrutura e o ambiente político necessários para dinamizar a actividade empresarial nesta nova era”, comenta, no mesmo documento, Mark Spelman.

 

Uma das soluções é, segundo a Accenture, investir em ferramentas analíticas para que as alterações dos hábitos de consumo sejam avaliadas e a empresa possa aproveitá-las para proveito próprio, dado que, actualmente, isso não acontece. Isto apesar de as firmas reconhecerem que as mudanças estão a acontecer. É essa componente de análise que vai permitir, entre outros, perceber o “porquê” e o “como” do consumo. Estas são duas das novas variáveis que as empresas têm de fazer para perceberem os consumidores, que se juntaram aos tradicionais “onde” e “quem”.

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