Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Optimus lança acesso móvel ao «e-mail» e quer cinco mil clientes

A Optimus lançou o acesso móvel ao «e-mail», com «software» Windows Mobile e pretende atingir os cinco mil clientes dentro de quatro a seis meses. Este mercado deve registar crescimentos na ordem dos 40% por ano, segundo Paulo Simões, director de serviços

10 de Fevereiro de 2005 às 12:38
  • ...

A Optimus lançou o acesso móvel ao «e-mail», com «software» Windows Mobile e pretende atingir os cinco mil clientes dentro de quatro a seis meses. Este mercado deve registar crescimentos na ordem dos 40% por ano, segundo Paulo Simões, director de serviços empresariais de dados da Optimus.

Em 2004, o mercado de dados foi liderado pelo envio de mensagens escritas, representando 90%, entre 2007 e 2010, a Optimus espera que o acesso ao e-mail represente cerca de 30% do mercado global, baseado numa aposta de crescimento entre os 30% e os 40% anuais. «Este mercado é muito novo, é incipiente, que hoje vale muito pouco dinheiro», mas a Optimus aposta num «crescimento agressivo», reiterou o responsável.

«Não temos a certeza de como é que o mercado vai aderir», mas como objectivo a Optimus estipula os cinco mil clientes a curto prazo. «Esperamos que entre 4 a 6 meses seja suficiente para angariar este número de clientes, contando com empresas e particulares», avançou Paulo Simões.

Os custos de tráfego serão de 2,1 euros por MB «para utilizadores esporádicos» e «para utilizadores regulares ou intensivos de ‘e-mail’ 12,5 euros por pacotes de 10 megabites». Estes tarifários «são válidos por três meses», ou seja o cliente tem três meses para usar o dinheiro.

Terminais Qtek

Quanto aos terminais disponíveis, existe o Qtek 9090, cujo valor é de 699,9 euros (em caso de empresas e profissionais há condições especiais) e o Qtek S100 de 499,9 euros. «Gostava de alargar os terminais, mas isso vai depender da adesão do mercado» afirmou Paulo Simões adiantando que possivelmente daqui a seis meses haverá novos modelos disponíveis.

O funcionamento deste serviço tem como base o servidor Exchange 2003 (servidor que gera os «e-mails» nas empresas), o que vai permitir que as empresas tenham custos «reduzidos», pois «não exige servidores adicionais» caso possuam este servidor, basta fazer um «upgrade».

O tempo de entrega dos «e-mails» varia entre zero a três minutos, dependendo do horário (se houver saturação das linhas ou não).

Quanto ao investimento da Optimus neste novo produto, o responsável afirmou não ser «significante», sem adiantar o montante. Em relação às campanhas publicitárias, Paulo Simões afirmou que dependeriam do próprio mercado e da sua adesão ao serviço. «Vai haver campanhas», e no fim-de-semana de 19 e 20 de Fevereiro «haverá uma demonstração do serviço na Fnac».

A Optimus tem como alvo preferencial, neste mercado, as empresas, os decisores das mesmas. «O facto de conseguirem ter acesso às informações no telemóvel, vai permitir acelerar os processos de decisão», afirmou Paulo Simões que acrescentou que este produto vai permitir o aumento de produtividade.

O segundo grupo alvo serão os consultores e segundas linhas das empresas, «aumentando a eficiência e a produtividade», segundo o mesmo responsável, e num terceiro escalão surgem os particulares, que regra geral «serão os fãs da tecnologia» concluiu.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio