Notícia
O calendário da quinzena de greves
Arranca já esta sexta-feira uma vaga de paralisações, com destaque para os CTT e os transportes.
25 de Outubro
Os CTT estarão em greve de 24 horas durante esta sexta-feira, dia 25 de Outubro. A empresa já tomou todas as precauções para que o correio prioritário seja entregue em tempo útil, segundo um comunicado dos Correios. "A convocatória é extensível às várias áreas da empresa, mas prevê-se que o serviço postal seja mantido e que todas as lojas próprias dos Correios se mantenham abertas. Os mais de 1.900 postos de correio explorados por parceiros dos CTT não serão afectados por esta greve", garante a empresa em comunicado.
O pré-aviso de greve foi entregue pelos sindicatos SNTCT, SINDETELCO, SINCOR, SINQUADROS e SINTTAV e abrange todos os trabalhadores dos CTT independentemente da filiação sindical. Além disso, "anteciparam a chegada aos Centros de Distribuição Postal de algum correio e preparam-se para, no sábado seguinte à greve, e de modo extraordinário, proceder à distribuição de correio nos domicílios, recorrendo a carteiros em número ainda a determinar", segundo o mesmo comunicado.
31 de Outubro
O Metro de Lisboa deverá parar durante 24 horas. Normalmente, estas paralisações fazem com que seja necessário encerrar completamente o Metro.
2 a 9 de Novembro
A Transtejo e a Soflusa param três horas por turno de 2 a 9 de Novembro e os Transportes Colectivos do Barreiro (rodoviária) juntam-se "pela primeira vez à luta do sector" a 6 de Novembro, desde o primeiro serviço até às 12:00, segundo a Lusa.
7 de Novembro
No dia 7 de Novembro é a vez de os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da CP Carga fazerem greve de 24 horas, enquanto os da Carris param das 09:30 às 15:30 e os da STCP entre as 08:00 e as 16:00 deste dia.