Notícia
Nissan Qashqai eleito "Carro do Ano 2008" em Portugal
O júri do Carro do Ano/TroféuVolante de Cristal 2008 elegeu como grande vencedor da 24ª edição deste concurso o novo “crossover” compacto Qashqai do construtor japonês Nissan. O Qashqai, que arrecadou igualmente o galardão de Familiar do Ano, sucede, assi
O júri do Carro do Ano/TroféuVolante de Cristal 2008 elegeu como grande vencedor da 24ª edição deste concurso o novo "crossover" compacto Qashqai do construtor japonês Nissan. O Qashqai, que arrecadou igualmente o galardão de Familiar do Ano, sucede, assim, ao Citroën C4 Picasso na lista dos vencedores do Troféu Volante de Cristal.
De fora ficaram os cinco outros concorrentes – Ford Mondeo, Kia cee’d, Mazda 2, Peugeot 308 e Renault Laguna – que tinham passado à final, depois de seleccionados entre os 18 modelos de 14 marcas diferentes que se apresentaram a concurso.
Os modelos inscritos foram os seguintes: Audi A5, Ford Mondeo, Isuzu D-Max, Kia cee’d, Mazda 2, Hyundai i30, Nissan Qashqai, Nissan X-Trail, Opel GT, Peugeot 308, Renault Laguna, Renault Twingo, Skoda Fabia, smart fortwo, Suzuki SX4, Toyota Auris, Toyota Corolla e Toyota Hi-Lux.
Nas Classes do Ano, às quais concorreram 27 modelos de marcas diferentes, as classificações atribuídas pelos jurados foram as seguintes: Utilitário do Ano – Renault Twingo GT 1.2 TCE; Carrinha do Ano – Ford Mondeo SW 2.0 TDCI Titanium; Familiar do Ano – Nissan Qashqai 1.5 DCi Acenta; Executivo do Ano – BMW 520d; Desportivo do Ano – BMW M3 Coupé; Descapotável do Ano – BMW 335i Cabriolet; Todo-o-Terreno do Ano – Nissan X-Trail 2.0 173 cv LE.
O "crossover" da Nissan está disponível no mercado nacional com tracção 4x2 e 4x4 e quatro opções de motorização: dois motores a gasolina e dois motores turbodiesel, com potências entre 106 e 150 cv e preços a partir de 21.750 euros. Em Maio de 2007, foi considerado o automóvel mais seguro das estradas europeias, de acordo com a avaliação do EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Veículos Novos). No final de Novembro último, nove meses após o início da sua comercialização, o Qashqai atingiu o marco das 100 mil unidades vendidas na Europa.
O Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal é uma iniciativa organizada pelo jornal "AutoSport" em colaboração com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e com o Automóvel Club de Portugal (ACP), que contou com o apoio da Repsol e da Atlantis. O júri do concurso é constituído por 19 jornalistas da especialidade em representação de outros tantos meios de comunicação social e nos quais se inclui o Jornal de Negócios.