Notícia
Modelo Continente foi maior anunciante de 2011
A retalhista liderou investimento publicitário realizado em Portugal a preços de tabela ao longo do ano 2011, segundo os dados da MediaMonitor.
23 de Fevereiro de 2012 às 11:35
No ano passado, os anunciantes portugueses foram responsáveis por 36,5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios “above the line” (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor), um valor que representou uma subida de 14,5% relativamente ao ano anterior, refere a Marktest.
“A evolução do número de inserções publicitárias colocadas pelos anunciantes nestes cinco meios evidencia uma relativa estabilidade ao longo dos últimos cinco anos”, sublinha.
A Modelo Continente foi quem liderou a tabela dos maiores investidores em publicidade durante o ano passado, tendo sido responsável por um “share of voice” (SOV) de 4,1% face ao total do mercado publicitário e de 12% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do ano.
A Unilever-JM ocupou a segunda posição, com 2,8% do investimento publicitário total e 8,2% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de 2011.
No terceiro lugar do “ranking” ficou a Procter & Gamble, com um SOV de 2,8% face ao total do mercado publicitário e de 8,1% face ao total dos 20 mais.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 34,2% do valor publicitário registado em 2011, em preços de tabela, refere a mesma fonte.
Entre os 20 maiores investidores publicitários contam-se 10 empresas do grande consumo, 5 das telecomunicações, 3 da distribuição e 2 de outros sectores.
Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.
“A evolução do número de inserções publicitárias colocadas pelos anunciantes nestes cinco meios evidencia uma relativa estabilidade ao longo dos últimos cinco anos”, sublinha.
A Unilever-JM ocupou a segunda posição, com 2,8% do investimento publicitário total e 8,2% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de 2011.
No terceiro lugar do “ranking” ficou a Procter & Gamble, com um SOV de 2,8% face ao total do mercado publicitário e de 8,1% face ao total dos 20 mais.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 34,2% do valor publicitário registado em 2011, em preços de tabela, refere a mesma fonte.
Entre os 20 maiores investidores publicitários contam-se 10 empresas do grande consumo, 5 das telecomunicações, 3 da distribuição e 2 de outros sectores.
Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.