Notícia
Mittal planeia investir 6,8 mil milhões em fábrica de aço na Índia
A Mittal Steel, que acabou de fechar a compra da Arcelor, planeia construir uma segunda fábrica na Índia para responder ao crescimento económico e ao aumento da procura de aço especial, num investimento de 8,7 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de eu
A Mittal Steel, que acabou de fechar a compra da Arcelor, planeia construir uma segunda fábrica na Índia para responder ao crescimento económico e ao aumento da procura de aço especial, num investimento de 8,7 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros).
O grupo indiano, que passou a ser o maior fabricante de aço do mundo, quer construir uma fábrica com capacidade para produzir 12 milhões de toneladas por ano em Orissa, segundo adiantou o "chairman" da companhia. Lakshmi Mittal após um encontro com o ministro da região, Naveen Patnaik, citado pela Bloomberg.
Com este projecto, a Mittal quer responder à concorrência da Posco, o quarto maior fabricante de aço que está a construir uma fábrica de 12 mil milhões de dólares no Estado do leste da índia.
Mittal e a Posco planeia investir 21 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros) nos próximos sete anos na Índia para responder ao forte aumento da procura doméstica e para ganhar acesso às quintas maiores reservas mundiais de escórias de ferro. ´
A Mittal já tinha anunciado em Outubro de 2005 a intenção de investir nove mil milhões de dólares numa fábrica com capacidade para 10 milhões de toneladas por ano no Estado vizinho de Orissa, o Jharjhand.
O crescimento da procura de aço na Ásia, em particular na China, já fez disparar em 19% os preços durante este ano.