Notícia
Luís Filipe Vieira detém 5,67% da Benfica SAD (correcção)
O presidente do conselho de administração do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD detém 850 mil acções da companhia, controlando 5,67% do capital da SAD, que detém o clube Sport Lisboa e Benfica.
O presidente do conselho de administração do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD detém 850 mil acções da companhia, controlando 5,67% do capital da SAD, que detém o clube Sport Lisboa e Benfica.
Luís Filipe Ferreira Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD controla 5,67% do capital da sociedade desportiva desde 2002, altura que a SAD abriu o capital aos investidores.
Segundo informação que consta do relatório e contas da SAD, relativo ao exercício de 2005 a 2006, o presidente adquiriu 840.000 acções e subscreveu mais 10 mil títulos, passando a ser titular, a título individual, de 850 mil acções.
O capital social da SAD está representado por pouco mais de 75 milhões de euros, sendo representado por 15 milhões de acções, o que confere a Luís Filipe Vieira uma participação de 5,67% na SAD.
O relatório do Benfica não identifica o preço de transacções das acções adquiridas ou subscritas por Luís Filipe Vieira. Do total do capital da SAD, 6 milhões de acções são da categoria A e os remanescentes 9 milhões são da classe B.
As acções de classe A possuem privilégios consignados na lei e nos estatutos da sociedade, tendo sido subscritas directamente pelo Sport Lisboa e Benfica. As acções da classe B correspondem a acções ordinárias sem direitos especiais.
No final de Julho, o único accionista que detinha uma participação directa no capital da sociedade superior a 20% era o Sport Lisboa e Benfica (Clube), que mantém uma participação directa de 40% e indirecta (via SGPS) de 10,20%.
Na categoria B, Manuel Lino Rodrigues Vilarinho, antigo presidente, surge com 1,84 milhões de acções, correspondentes a 12,27% do capital.
Assim, o relatório identifica quatro accionistas com participações relevantes, totalizando 55,87% do capital da SAD.